A implantação do bosque, novo espaço pedagógico para as crianças da Educação Infantil, é um dos projetos que foram concretizados ainda no final do primeiro semestre e que propõe um olhar diferenciado na aplicação da Outdoor Education. Essa metodologia leva a educação aos espaços abertos, em uma abordagem de desemparedamento da infância, criando espaços de aprendizagem além dos ambientes fechados da sala de aula.

Apesar de o termo ser relativamente novo, aqui no Colégio Catarinense ele vem sendo pensado há 25 anos, quando foi inaugurada a Unidade de Ensino I para atender a crianças da Educação Infantil ao 5º ano. A estrutura espacial, aliada à qualificação e formação dos professores estão entre os diferenciais do Colégio Catarinense, que dispõe de amplos espaços ao ar livre para que as crianças possam desenvolver habilidades e potencialidades junto à natureza e longe das telas.

Partindo dessa proposta educativa de mais natureza, os alunos do 4º ano participaram nesta terça (20/08) de uma aula diferente no bosque da Educação Infantil, ministrada pela professora de Biologia e coordenadora do Projeto de Educação Ambiental do Laboratório de Ecologia Integral, Karen Schmidt Espíndola. A professora iniciou a aula conversando com os estudantes sobre a Mata Atlântica e a preservação ambiental, lembrando aos alunos que Santa Catarina é o único estado do Brasil cuja vegetação é formada 100% de Mata Atlântica. A docente também explicou que, na semana anterior, alunos de outras turmas haviam visitado o bosque e realizado o plantio de árvores frutíferas.

Os alunos foram instigados a observar duas caixas de abelhas sem ferrão (meliponineos), que ajudam na polinização do jardim de pólen, espaço recentemente criado no local. Ao final, os alunos plantaram uma palmeira, árvore nativa da Mata Atlântica e uma das mais ameaçadas de extinção, além de outras espécies como guabiroba, uvaia e grumixama. Essa experiência prática proporcionou aos alunos maior entendimento sobre a importância da preservação ambiental e conexão com a natureza. A participação ativa de toda a comunidade educativa do Colégio nas atividades do Laboratório de Ecologia Integral reforça o compromisso do Colégio Catarinense com o cuidado com o planeta Terra, a nossa Casa Comum, uma das quatro Preferências Apostólicas Universais defendidas pela Companhia de Jesus (saiba mais acessando aqui).

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi #outdooreducation #25anosdaeducacaoinfantilnocc #educacaoinfantil