O Colégio Catarinense recebeu a visita anual do diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, que está à frente da Rede desde maio de 2022. A RJE é formada por 17 unidades de educação básica, sendo o Colégio uma dessas unidades, cuja missão é o apostolado educativo. Como alguns dos objetivos da visita, estão sendo realizadas reuniões com as equipes diretivas, os colaboradores e a comunidade educativa, a fim de conversar e conhecer de perto alguns dos projetos desenvolvidos no Catarinense.

O diretor também visitou a Casa da Juventude de Pinheiral, localizada na cidade de Major Gercino, um dos espaços educativos do Colégio Catarinense que vem passando por intensa transformação, com obras de melhorias para receber os alunos. Ele também se reuniu com estudantes que participaram do Encontro de Formação Integral (EFI) de 2023, com representantes do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela, da ONU Intercolegial e do Voluntariado Jovem que aconteceu em São Paulo.

Durante o bate-papo, os estudantes compartilharam suas experiências como alunos do Colégio Catarinense, além de tratarem de projetos como a Monitoria Estudantil, que acontece tanto interna quanto externamente. Nessa última, os alunos do Colégio trabalham em conjunto com alunos da Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek, de Palhoça. Os alunos também explanaram sua experiência no Centro Magis Anchietanum de voluntariado jovem.

O professor Guidini falou sobre a importância e a dimensão do desenvolvimento das lideranças inacianas nos colégios da Companhia de Jesus. “A partir do momento em que vocês foram sensibilizados para essa iniciativa, surge em nós a obrigação de acompanhá-los melhor e desenvolver esse espírito de liderança que vocês começam a ter em suas determinadas frentes (…) Ser essa liderança hoje, dentro de um colégio da Companhia de Jesus, é ter consciência de que vocês são acompanhados integralmente. Os professores e a instituição estão envolvidos na formação ampla de todos vocês a partir de todo o conhecimento adquirido por uma vontade livre e espontânea de se desenvolverem”, pontuou o diretor, que permanece em Florianópolis até amanhã, quando finaliza sua visita.

Fernando Guidini é diretor da Rede Jesuíta de Educação, possui graduação em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (2002), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/PR.

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi