As Atividades Extracurriculares do Colégio Catarinense vêm ao encontro das perspectivas das instituições educativas da Companhia de Jesus, em que a aprendizagem se dá no desenvolvimento pleno do sujeito. Para que o desenvolvimento integral ocorra, de fato, é preciso que a proposta pedagógica ofereça diferentes linguagens que possibilitem ao aluno desenvolver habilidades e competências que visem a aprimorar os saberes.

As atividades escolares não devem se restringir somente à aprendizagem de conteúdos acadêmicos, e sim colaborar para que todas as dimensões do processo de aprendizagem (conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania) sejam contempladas de maneira integrada, possibilitando o desenvolvimento pleno do indivíduo, por meio de uma participação individual e coletiva e de forma mais crítica no contexto atual.

A ideia das atividades extracurriculares é ir além da sala de aula e, dessa forma, desenvolver no aluno a capacidade de lidar com suas emoções, objetivando seu crescimento emocional e cognitivo, para que ele saiba agir emocionalmente a partir do seu pensamento. Para isso, o Colégio Catarinense oferece várias oficinas, escolinhas e treinamentos para seus educandos, nas mais diversas áreas e modalidades.