A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A Comissão Organizadora da OBG – COOBG está sendo formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições brasileiras, conforme elencado no regulamento. Aqui, no Colégio Catarinense, a OBG conta com a participação de 180 alunos, do 9º ano ao Terceirão, orientados pelos  professores Delamare de Oliveira Filho, Andréa Bonetti e Pedro Giovani Baesso.

Os temas de interesse da Olimpíada Brasileira de Geografia envolvem a Geografia e as Geociências.

Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana, que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A Olimpíada desdobra-se em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa, que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais no seu projeto, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. É possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte cooperativa não gera pontuações e não influencia para a classificação da parte competitiva.

Fonte: site www.obg.net.br

A primeira prova competitiva foi realizada hoje (20), no Auditório João Paulo II, das 14h às 17h para alunos do período matutino e das 9h às 12h para alunos do período vespertino.