Os alunos do 1º ano C escolheram, através de votação, o tema do projeto de estudos do trimestre e manifestaram desejo de conhecer mais a fundo o universo dos cães.

As crianças descobriram que os cães surgiram da domesticação dos lobos cinzentos. Com o passar do tempo, os filhotes de lobo foram se aproximando dos homens e tornaram-se animais dóceis.

A amizade entre o cão e o homem é muito antiga. Não é à toa que a frase dita popularmente “o cão é o melhor amigo do homem” seja uma verdade. O cão está sempre disposto, feliz, esperando o dono para um passeio. Ele não se preocupa com as condições em que seu dono está, não julga, não cobra, não se vinga; é realmente fiel. Talvez, baseados nessas características e em todas as curiosidades que envolvem o assunto, o grupo do 1º ano C tenha feito sua escolha.

Depois de estudarem sobre várias raças, as crianças escolheram uma específica e confeccionaram um portfólio da turma com informações sobre a raça escolhida. Conheceram um pouco mais sobre cães coterapeutas, que são aqueles que auxiliam na recuperação de doentes, cães de caça, cães policiais, cães bombeiros, cães-guia, cães domésticos e cães de pastoreio.

O grupo fez uma visita de estudos ao pet shop Bouticão, localizado na rua Arno Hoeschel e entrevistaram a veterinária Renata, aproveitando para tirar dúvidas e conhecer mais a fundo nossos amigos caninos. As crianças adoraram conhecer o setor de banho e tosa de animais.

O projeto será finalizado, em conjunto com as demais turmas do 1º ano, na apresentação de um grande musical. Seu objetivo será socializar com todos os presentes a riqueza de experiências, informações e aprendizagens obtidas nesse processo.

Acreditamos, assim, que o desenvolvimento de projetos torna mais lúdicas e instigantes as aprendizagens infantis.

Professora Cíntia Welp de Albuquerque (regente do 1º ano C)