Há que se ressaltar que, mais do que o resultado final em si, é muito importante a equipe diretiva da escola levar em conta que, a partir desse exercício feito de estabelecer um diálogo de equipes e avaliar as práticas em curso no Colégio, torna-se possível identificar aquelas áreas onde se podem focar esforços para estabelecer um caminho de melhora contínua.

(Magis inaciano)

No mês de abril, a Direção, com o apoio de um grupo expressivo de colaboradores, concluiu a análise dos projetos e ações apresentadas pelos professores e funcionários na reunião do dia 07 de março, sobre o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar – FLACSI.

As sugestões foram as mais diversas e propositivas. Elas foram fixadas nos setores, na sala dos professores e no relógio-ponto, para que todos tivessem a possibilidade de tomar conhecimento sobre o que foi tensionado, refletido e apresentado pelos grupos.

A partir desse trabalho, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas pela Direção-geral – (i) Reforçar a identidade e a qualidade de ensino; (ii) Intensificar a política de acolhimento, atendimento e relacionamento com a comunidade educativa e a sociedade; (iii) Gestão de Pessoas – organizar setor de Recursos Humanos. –, foram selecionadas as propostas de ações, para que, a curto, médio e longo prazo, possamos lograr melhorias na qualidade de ensino, na gestão, na acolhida e fidelização dos nossos alunos.

Para o êxito desses projetos e ações, foi organizado um GT, composto pelos seguintes colaboradores: Jaqueline Lídia Souza Ribeiro, Fátima Aparecida Bueno Ruiz, Cláudia Maggioni, Fábio Rene Freitas Mendonça Filho, Ana Carolina Krieger, Clarissa Bianca Sbruzzi, Andréia Marques da Silva Coelho, Carlos Eduardo de Oliveira, Patrícia Francisca da Costa e Márcio Alexandre Pereira, além dos diretores do Colégio, que encaminharão e acompanharão a implementação processual dessas ações nos setores, com o objetivo de alcançar as melhorias objetivadas como prioridades para a qualificação dos nossos processos.

Esperamos contar com o apoio de todos os professores, gestores, jesuítas, funcionários e diretores, a fim de mantermos o cerne e a proatividade nessas ações. Desejamos qualificar nossos processos pedagógicos e administrativos, em prol da excelência humana e acadêmica que objetivamos promover em nossa proposta educativa, com foco na aprendizagem e na formação integral.

A apresentação e os encaminhamentos dessas ações serão feitas no decorrer de maio, para que cada profissional, no seu setor, em sintonia com a sua equipe, possa contribuir concretamente na realização desses projetos, qualificando as ações, as entregas, os retornos e a comunicação, de modo a otimizar nosso modo de ser e proceder, visando à essência da nossa missão, que é o ensino, a instrução e a formação dos nossos alunos.

O importante, nesse processo de qualificar a gestão, é que todos estejam comprometidos, contagiados pela importância de fazer sempre mais e melhor. Essa visão sistêmica e responsável fará a diferença para o foco do nosso trabalho, que é oferecer ensino de qualidade.

Contamos com a sua pertença, presença e atuação nesse processo, e aproveitamos para agradecer pelos belos projetos, vivências, experiências, ações e aprendizagens que construímos coletivamente no mês de abril, os quais estão bem destacados no nosso boletim mensal – ACONTECE!

Obrigado.

Paz e Bem!