Nosso primeiro semestre chegou ao fim. Chegamos à metade de um ano letivo muito especial, por celebrarmos os 110 anos do CC, mas também muito intenso, frente aos afazeres diários do trabalho escolar.

O Colégio Catarinense, como obra da Companhia de Jesus, tem, na sua proposta educativa, o objetivo de atingir sempre o seu referencial, com vistas à promoção de uma educação integral e de excelência acadêmica e humana. A partir desse horizonte, o CC desenvolve projetos científicos, esportivos, artísticos, culturais e formativos que disponibilizam, aos alunos, espaços de aprendizagens que complementam e enriquecem ainda mais a produção intelectual, reflexiva e participativa da sala de aula.

Nesse contexto, trabalhar a transversalidade do conhecimento e a interdisciplinaridade dos conteúdos faz com que a proposta de educação oferecida no Colégio Catarinense não se restrinja à mera transmissão científica no espaço de sala de aula, mas transcenda ao seu contexto, corroborando eficazmente para o desenvolvimento pleno de suas potencialidades, com espírito de liderança, empreendedorismo, criatividade, trabalho em equipe e autonomia.

Cabe lembrar que o foco do nosso projeto educativo é o aluno, sua aprendizagem e seu pleno desenvolvimento. Queremos formar indivíduos conscientes, capazes e realizados, isto é: pessoas de relação aberta e comprometida com os desafios de seu tempo, protagonistas de sua vida e de sua história. O nosso diferencial, que é oferecer ensino de qualidade, reitera o compromisso inaciano do Colégio Catarinense de promover uma “Educação que faz história” e que fica marcada “Para toda vida”.

O êxito de todo esse projeto educativo somente é possível em virtude de termos um grupo técnico de profissionais, educadores, professores e jesuítas que estão comprometidos com o propósito de oferecer instrução e formação de qualidade, em consonância com os princípios, o carisma e a meta inaciana de trabalhar a aprendizagem e a formação integral a partir dos valores cristãos, formando líderes no serviço da fé e da promoção da justiça, do bem-estar social e das relações equitativas, plenas e sustentáveis.

Parabenizo a nova Diretoria da Associação dos Antigos Alunos – ASIA, que assumiu suas funções com o objetivo de resgatar e revitalizar a Associação e estreitar o compromisso dos antigos alunos com o Colégio Catarinense, com a espiritualidade e o carisma inaciano de “Em tudo Amar e Servir”.

Agradeço a todos os alunos, ex-alunos, jesuítas, professores e funcionários pelo empenho e pela dedicação nesta caminhada, lembrando que “A gratidão é a memória do coração”. Que os dias de recesso nos deem o descanso necessário para voltarmos com o mesmo vigor e a mesma determinação no segundo semestre!

Desejo a todos boas leituras, muito descanso, passeios e vivências em família, lembrando que, no dia 27 de julho, retornaremos às atividades com um encontro de formação e um almoço festivo em comemoração antecipada ao Dia de Santo Inácio, como marco positivo da retomada das atividades do segundo semestre.

Paz e Bem!

Afonso Luiz Silva