IMAGEM 1O Museu do Homem do Sambaqui Pe. João Alfredo Rohr, S.J., do Colégio Catarinense, participa, neste mês de maio, da programação da 15ª Semana de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Nacional de Museus) em todo o Brasil.  Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

A 15ª Semana Nacional de Museus (de 15 a 21 de maio), acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), mas a participação do Museu Homem de Sambaqui será até o final do mês. Toda a comunidade educativa e também os alunos de outras escolas de Santa Catarina estão convidados para visitar a exposição “Cultura de base luso-açoriana e ameríndia: histórias controversas”, especialmente preparada para a data.

A exposição remete ao rico acervo histórico, iniciado em 1909, pelo Pe. Frederico Maute, e efetivamente organizado, em 1963, pelo Pe. João Alfredo Rohr, responsável pela composição de um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, reunindo mais de cento e cinquenta mil peças, como pontas de projéteis ósseos, líticos, zoólitos, sepultamentos e blocos testemunhos dos sambaquis.

A exposição é aberta para visitação conforme horários listados abaixo. Para melhor organização dos grupos de visitação, as escolas visitantes devem agendar a visita pelo telefone (48) 3251-1516.

Consulte a programação em: guiadaprogramacao.museus.gov.br.

programação