Florianópolis, 20 de Abril de 2017

Prezados Pais ou Responsáveis,

Na caminhada pelo fortalecimento da relação entre escola e família, mais uma vez, trazemos para nossa reflexão um assunto de interesse de toda a sociedade: a influência das redes sociais na vida das crianças, dos jovens e de toda a família.

É inegável que a internet proporcionou inúmeras formas de comunicação entre as pessoas de todo o mundo, facilitou a vida profissional, acadêmica e científica. Quando se fala em internet, é tudo muito rápido e eficaz, mas também muitas informações são rasas, perigosas e fazem apologias contrárias aos nossos valores e à dignidade da vida, como: o uso de drogas, a promiscuidade, o ciberbullying e inúmeros apelos hodiernos.  A internet é um território livre para qualquer assunto e, infelizmente, além das contribuições positivas ao mundo contemporâneo, também vem sendo usada como instrumento de manipulação e crime.

Nos últimos dias, o Brasil acompanhou, perplexo, a informação sobre jogos e séries que trazem conteúdos inapropriados e perigosos para a formação de nossas crianças e jovens. Uma ameaça à vida e ao convívio saudável em sociedade. Os jogos e séries estimulam a realização de tarefas perigosas, com regras que envolvem punições, caso os comandos não sejam realizados.

Essas situações preocupam-nos e exigem de todos nós orientação constante e vigilância contínua, para que nossos filhos(a)/alunos(a) tenham espaços de convivência saudáveis, afeto, atenção, diálogo e firmeza na imposição dos limites. A relação estabelecida na confiança contribui para que nossos filhos(a)/alunos(a) não fiquem expostos a essas influências e assédios negativos.

Sendo assim, gostaríamos de alertar sobre a importância do diálogo e do acompanhamento diário dos pais e responsáveis nas atividades desenvolvidas pelos filhos (as) em casa. Essa orientação é a base para o crescimento saudável de nossas crianças e  jovens. A escola também acompanhará de perto a situação, com esclarecimentos, dinâmicas específicas e, principalmente, com uma acolhida sensível e carinhosa, fundamental nesta fase da vida em que a ansiedade por novas descobertas é cada vez maior.

Dentro do nosso princípio e carisma inacianos,  oferecemos aos nossos alunos formação integral, pautada em valores de respeito e promoção à vida, no desejo de formar pessoas de bem, líderes no serviço, jovens críticos, competentes, conscientes, compassivos e comprometidos com uma sociedade mais justa, inclusiva e fraterna.

A Direção