Entre tantos movimentos de inovação e renovação inspirados pela ação do Espírito Santo, a Companhia de Jesus Universal vive um renovado impulso e ardor na missão. O discurso do Papa Bento XVI, hoje emérito, ao delinear perante os olhos dos congregados, com profundo afeto, uma visão dinâmica da nossa missão e serviço à Igreja, na 35º Congregação Geral, em 2008, dizia aos Jesuítas: “Voltai o olhar para o futuro, para responderdes às expectativas que a Igreja deposita em vós”. (CG 35, 2008, Dec. 1, n.5, p. 57).

Essa renovação tem se constituído como um imperativo ao longo dos últimos anos, em vários momentos, reuniões, estudos e seminários significativos da Companhia de Jesus, como o Encontro dos Diretores Gerais, em Boston – EUA, em 2012; o Seminário de Pedagogia e Espiritualidade Inaciana – SIPEI, em Manresa, no ano de 2014; a criação da Província única do Brasil – 2014; a criação da RJE/BRA – 2014; e outros encontros e estudos da Companhia Universal e da missão dos jesuítas no Brasil.

Em 2014, através de uma carta assinada na Festividade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no dia 08 de dezembro, o Pe. Adolfo Nicolás, Superior-geral, abriu a preparação para a 36ª Congregação Geral dos Jesuítas, que será realizada a partir de 02 de outubro do corrente ano, na Cúria Geral, em Roma.

Para os jesuítas e os leigos que contribuem com a missão, é importante lembrar que a Congregação Geral é o Órgão Supremo da Companhia de Jesus, convocado pelo Superior-geral para discutir assuntos de importância especial ou para eleger um novo Geral. Além disso, o Pe. Adolfo Nicolás apresentou, com convicção pessoal, sua renúncia, a qual deve ser apreciada e votada pelos congregados na 36ª CG em nome da CJ.

Durante esse tempo de preparação, Pe. Adolfo Nicolas “exortou os jesuítas a um processo sério e genuíno de discernimento espiritual da vida e da missão”. Uma vez que o Papa Francisco, ciente das muitas necessidades e das grandes esperanças da Igreja e do mundo, tem aplicado a toda a Igreja uma profunda renovação, então vamos aceitar o convite e o desafio, a fim de refletir em espírito e oração sobre a seguinte questão: “Meditando o chamado do Rei Eterno, o que parecem ser, em nosso julgamento, as três chamadas mais importantes a que o Senhor dirige toda empresa hoje?”.

Com os jesuítas, queremos viver esse momento de renovação da Companhia de Jesus em nossa comunidade educativa e compartilharmos desse novo ardor e dessa nova esperança, com as nossas preces e orações, para estarmos unidos. Também queremos que os padres e irmãos congregados possam ouvir a voz do Espírito Santo em seus corações, com pleno afeto e feliz entrega de “Em tudo Amar e Servir” para a “Maior Glória de Deus”.

Que possamos, em nosso apostolado educativo, contribuir com essa nova consciência, audácia, imaginação e coragem, para enfrentar com alegria os desafios do nosso tempo e do nosso contexto, de modo que sejam fortalecidas a nossa identidade e missão, como parte da grande proposta de Deus.

Exortamos os professores, colaboradores, alunos, ex-alunos, familiares e benfeitores a unirmo-nos em oração pelo êxito da 36ª Congregação Geral, a ser realizada a partir de 02 de outubro, para que frutifique a sua missão a serviço do Evangelho, com a inspiração de Santo Inácio de Loyola.

Paz e Bem!

ORAÇÃO EM PREPARAÇÃO À 36ª CONGREGAÇÃO GERAL

Deus, nosso Pai, onipotente e misericordioso,
Que enviaste Jesus, Teu Filho e Tua Palavra,
para salvar o gênero humano com a Sua vida, a Sua cruz e a Sua ressurreição.
E enviaste o Teu Espírito Santo para iluminar e acompanhar a Igreja,
peregrina sobre a Terra.

Cheios de confiança em Ti, confiamos-Te a nossa Companhia,
Que tem o nome de Jesus.
Faz com que a Congregação Geral 36ª esteja aberta à ação do Teu Espírito,
para que possamos viver para a Tua maior glória
em fidelidade à nossa história e aos nossos santos.

Dá-nos um espírito de serviço à Igreja, sob a bandeira da cruz;
Dá-nos amor profundo por este mundo, que é obra das Tuas mãos
e que confiaste ao Teu povo;
Dá-nos a graça de ver com os Teus olhos a beleza da criação
e as alegrias e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs;
Dá-nos um coração que esteja em plena sintonia com o Teu,
Para Te amar e servir em todas as coisas.

Isso Te pedimos por Jesus, nosso salvador. Amém.

Maria, Mãe da Companhia, intercedei por nós.
Santos e beatos da Companhia de Jesus, rogai por nós.