Os grupos de alunos do Ensino Fundamental I e de 6º a 8º anos, participantes das Oficinas de Teatro do Colegial, encerraram o ano letivo em grande estilo. Foram duas grandes montagens: Planeta dos Palhaços para os pequenos do Fundamental I e Cinzas do Amanhã, encenado pelos alunos de 6º a 8º anos.

Várias apresentações foram feitas à Comunidade Educativa, realizadas a partir da constituição de muitos elencos.  Os pais que assistiram foram unânimes nos elogios. Muitos se mostraram surpresos com os temas abordados na dramaturgia, que foi criada coletivamente. O esforço e as dificuldades em encenar um trabalho como esse foram reconhecidos pela plateia, que lotou o teatro em todos os dias de apresentações.

A professora Carin Dell’Antonio, responsável pelos grupos, ressaltou os temas centrais de preocupações dos alunos. Segundo ela, o principal tema – o meio ambiente – vem ao encontro da atual preocupação no contexto escolar com o projeto Lixo Zero. Há temas secundários, porém de grande relevância, como o ativismo, o vício do tabagismo, bullying, corrupção, egoísmo e a possibilidade de reconhecimento de outras culturas.

Carin lembra que as crianças e os jovens constroem a peça de forma coletiva. Por isso, os temas de discussão são muito significativos e contribuem para que os alunos percebam o mundo que os rodeia e se posicionem de forma ativa em prol de sua modificação.

Os grupos de alunos se mostraram extremamente envolvidos e comprometidos com o trabalho e estavam muito ansiosos nos dias que antecederam a estreia. A maior preocupação foi com a agilidade em fazer a troca de figurinos e com as falas.

Quando questionada se os objetivos educacionais foram atingidos, a professora Carin foi enfática: “O principal objetivo foi atingido, pois a maioria dos alunos foi se conscientizando ao longo do processo em relação aos temas abordados. Didaticamente, eles passaram por algumas etapas, como o trabalho vocal, improvisações com os temas e as ações que caracterizavam as personagens. Neste ano, muitos alunos estavam fazendo teatro pela primeira vez, e foi gratificante perceber o crescimento expressivo em cena, pois alguns apresentavam grande introspecção. Também é importante ressaltar que o teatro não se faz sozinho, sendo assim, os alunos perceberam que há necessidade de se ajudarem mutuamente”.

O grupo de teatro teve, ainda, um último compromisso: Na noite de ontem, a peça Onde está Helena, encenada pelo grupo Crise, de Santo Amaro da Imperatriz, e dirigida pela professora Carin, fez uma apresentação especial, no teatro do Colégio Catarinense, com renda revertida ao projeto Inacianos pelo Haiti. Essa ação revela a sintonia com que as oficinas de aprendizagem se vinculam à proposta jesuíta de educação.