Os Encontros de Formação do 6º Ano tem como lema o slogan “Em Busca de Novos Horizontes”. O convite fundamental aos estudantes do sexto ano é iniciar e permanecer nessa caminhada de estudos e descobertas no Colégio Catarinense.

Vários questionamentos são trabalhados nos encontros, dentre eles:

– Passar do 5º ano para o 6º Ano, o que significa esta mudança?

– Que novos desafios surgem nessa transição?

– Quais os aprendizados possíveis?

Neste sentido, as manhãs e tardes de formação visam possibilitar com os alunos a reflexão e a vivência de valores, através do cultivo da fé, da amizade, da alteridade e da solidariedade e também manter sempre os horizontes abertos para novas descobertas e experiências transformadoras do seu ser e agir.

O espaço dos encontros quer contribuir na formação humana integral das crianças, fortalecendo “aqueles valores” já cultivados e promovidos na família, como a espiritualidade, o respeito mútuo, a partilha e a fraternidade.

No mês de junho, o quarto encontro de formação foi muito especial. As crianças puderam participar de uma convivência com os idosos do Asilo Irmão Joaquim de Florianópolis. Lá foi entregue um cartão, preparado com muito carinho antes da visita. Algumas músicas foram apresentadas com coreografia e muita alegria e ainda foi realizada uma entrevista com os idosos, onde os alunos puderam testemunhar belas lições de vida, através das histórias e dos casos contados.

Foi um encontro de gerações, onde as crianças puderam relembrar seus avôs/avós/bisavôs/bisavós. E mais que isso: aprender a amar, valorizar e cuidar das pessoas mais próximas e queridas de suas famílias.