Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) iniciaram suas aulas ontem (17/02) de uma maneira muito especial. Alunos e alunas receberam um grande abraço, muito fofinho e acolhedor, em uma recepção calorosa nos portões, sob a responsabilidade de professores, gestores e colaboradores dos serviços. Aliada aos abraços, veio a promessa de um ano letivo repleto de desafios, aprendizagens, trocas e crescimento humano.

Os pequenos, na Educação Infantil, estão iniciando o processo de adaptação ao ambiente escolar e se preparam para circular pelo espaço da Unidade I usufruindo da estrutura e de todos os recursos que o CC pode oferecer. Segundo a orientadora pedagógica, Jeanice Schmidt Bullik, as famílias foram orientadas para um bom processo de adaptação, através de reuniões, na semana anterior. Nesses encontros, pais e mães foram preparados e conscientizados para o importante processo de acolhida no espaço escolar. Segundo Jeanice, esses encontros têm por intuito a formação de pais com dicas sobre a adaptação de seus pequenos nessa nova realidade. Para isso, dicas são bem-vindas.

A empresária Ariele Valadão, mãe dos alunos Ian (INF III) e Yasmin (INF I), é enfática em assegurar que a preparação das famílias é uma boa estratégia. Segundo Arielle, o fato de receber orientação e uma boa acolhida de todos na escola faz com que pais e mães se sintam seguros em deixar seus filhos no CC. “Aqui sempre fui bem atendida por todos. Gostei muito das professoras. As atividades propostas por elas são muito lúdicas e procuram encantar as crianças nessa fase difícil da adaptação”. Para pais e mães angustiados, Ariele tem uma dica: “Confiem na escola e saibam que seus filhos serão acolhidos com muito carinho”.

A professora Magali Schmitz Knoll, coordenadora adjunta da Unidade I, é exemplo desse carinho. “Preparamos tudo para que as crianças fossem recepcionadas de uma forma amorosa. Com a volta das crianças, temos o retorno da alegria à nossa escola. Os primeiros dias são mais agitados, mas logo a tranquilidade reinará novamente. O mais interessante é que podemos presenciar um encontro de múltiplas histórias e experiências que nos são trazidas pelos alunos antigos e, agora, pelos novos.

Da mesma forma, os alunos novos da Unidade II, em especial os alunos do 6º ano, vieram para o primeiro dia de aula com muitas novidades e expectativas. Depois de conhecerem os professores, participaram da acolhida realizada pela equipe da Unidade II.

O coordenador da Unidade, professor Sinésio Fernandes, juntamente com os coordenadores adjuntos, professores Marcos Andrade e Rodrigo Passos, enfatizaram a importância do encontro: “Sintam-se acolhidos e abraçados com muito carinho! A Equipe da Unidade de Ensino II deseja, a todos, um ano repleto de muitas conquistas e realizações. Que o ambiente da escola seja um espaço de respeito, educação e cooperação. Lembramos que a aprendizagem se constrói com comprometimento, foco, dedicação e disciplina”, concluiu o coordenador.

O uso do uniforme, o acolhimento das regras de boa convivência, a pontualidade e o comprometimento com os estudos foram pontos de reflexão da equipe, em conjunto com os alunos presentes no auditório João Paulo II. Logo após a acolhida, o recreio contou com uma surpresa a mais: a banda composta exclusivamente por professores e funcionários animou e alegrou os alunos no retorno ao CC.

A direção, as equipes de coordenação, os serviços e demais colaboradores oferecem, a todos, um grande e caloroso abraço!