O Colégio Catarinense, inspirado na proposta de Inácio de Loyola de “em tudo amar e servir” e nas Características da Educação da Companhia de Jesus, mantém gratuitamente o projeto social do Ensino Médio Vespertino.  Em seus quinze anos de existência, o projeto oferece, a jovens de comunidades vulneráveis de Florianópolis, uma educação de qualidade, voltada à melhoria das condições de vida, ao desenvolvimento amplo de todas as dimensões da pessoa, aos valores e ao compromisso com o serviço aos outros. Através do projeto, esses jovens podem retornar às suas comunidades e partilhar todas as conquistas alcançadas, servindo de exemplo e inspiração aos demais.

Além disso, os alunos que participam do projeto são incentivados a conhecerem e buscarem as oportunidades apresentadas pela sociedade para o seu desenvolvimento e para a vivência de uma cidadania responsável. A aluna Ana Karolina de Souza Freitas, de dezesseis anos, oriunda da Escola João Silveira, em Palhoça, fez uma opção por seu futuro.

“Desde pequena, sonhava em estudar no Catarinense. Acalentei esse sonho por muitos anos. Nem mesmo a reprovação no teste de seleção em 2012 me fez desistir de meu propósito. Nessa época, fiz aulas particulares para passar na prova, mas não consegui. No ano passado, cumpri uma dura rotina de estudos: fazia a primeira série do Ensino Médio pela manhã, estudava Marcenaria no Senai à tarde e me dedicava aos estudos para a prova de seleção do Colégio Catarinense à noite. Foram longos meses de dedicação e esforço, recompensados pela aprovação no processo, ao final do ano passado. Então, surgiu um dilema: deixar a oportunidade passar ou refazer a primeira série, agora com mais base? Minha aposta foi em meu futuro e na realização de meu sonho. Por isso estou aqui, na escola de meus sonhos.”, testemunhou Ana Karolina.

A família apoiou a atitude e se orgulha da determinação da garota. O pai a busca todas as noites, depois da aula, e a mãe acredita que a escola conferirá, à sua filha, a qualidade que vem buscando para a sua formação integral. A organização da escola, a qualificação de seus professores, a estrutura privilegiada e o cuidado com cada aluno são destacados por ela como fundamentais para um aprendizado sólido e desafiador.

Ana Karolina, muito decidida, já faz planos para o futuro: quer ser arquiteta e se especializar em Design de Interiores, pois adora decoração e a possibilidade de organizar esteticamente novos ambientes. Ana também gostaria de trabalhar no Colégio Catarinense e conhecer por dentro seus amplos espaços e a equipe de colaboradores. “O CC é enorme, e ainda não conheço o colégio todo, mas tenho certeza da qualidade da proposta jesuíta, que investe em cada um de forma carinhosa e especial”, conclui a aluna.

Desejamos a Ana Karolina e a todos os alunos do Ensino Médio Vespertino muito sucesso nessa caminhada rumo ao conhecimento e à construção de uma competência humana integral.