Professores e funcionários do Colégio Catarinense participaram, na manhã desta quinta-feira (09), do encontro de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema Fraternidade e Saúde Pública e, como lema, “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). O encontro foi organizado pelo Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP) e contou com a assessoria da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde e da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Após a acolhida, Sinésio Fernandes, membro do SOREP, destacou a importância de refletir as propostas da Campanha da Fraternidade: “Todos os anos, encontramo-nos para estudar o tema proposto pela Campanha da Fraternidade, e ela sempre tem produzido bons frutos na Comunidade Educativa”. Sinésio citou como exemplo a instalação do Projeto de Inclusão Social no Ensino Médio.

“Nossa sociedade está doente, peçamos a graça de estarmos sempre atentos para cuidar e curar uns aos outros, seguindo o ministério terapêutico de Jesus Cristo”, destacou o jesuíta Luiz Carlos de Campos, SJ, durante a oração inicial, citando a passagem bíblica do Bom Samaritano.

Jaci Helena Perottoni, coordenadora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese, e Carla Guimarães, assistente social e representante da ASA, apresentaram a proposta da Campanha da Fraternidade e as ações que já são realizadas pela Pastoral, que tem como objetivo promover a solidariedade em prol dos doentes e a participação ativa nas políticas públicas através do controle social. “Precisamos estar atentos ao sistema público de saúde, o SUS, que vai além dos hospitais e das unidades de saúde. Quando pensamos o SUS, analisamos o saneamento básico e a água potável, por exemplo”, explicou Carla.

Ao final, educadores apresentaram sugestões para gestos concretos da Campanha da Fraternidade no Colégio Catarinense. “Vamos potencializar projetos que estejam em andamento e ser criativos nas respostas que a Campanha nos pede”, finalizou Padre Mário Sündermann, SJ, diretor geral.