Saber conviver com as diferenças e o orgulho pelo time do coração

Hoje foi um dia especial para vários torcedores de futebol no CC. Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio puderam manifestar sua paixão pelo seu time de futebol. As alunas do 8º ano, Beatriz Moura, Gabriela Dutra e Caroline Borstel vieram à aula de hoje usando as camisas do Barcelona, Figueira e Avaí, respectivamente. Beatriz, torcedora do Barcelona, diz que foi influenciada pelo irmão, que fazia coleção de figurinhas para o álbum da Copa. Fã do jogador Messi, ela aderiu à ação feita pelo CC justamente por transformar um dia de aula normal em algo descontraído, além de promover a não discriminação entre times. Já a figueirense Gabriela começou a paixão pelo time através do avô. Para ela, o fato de poder expor a opinião, sem ter a rivalidade, já é um bom motivo para que essa moda continue. A colega Caroline, torcedora do Avaí, concorda e complementa “Futebol brasileiro é isso, mostrar a paixão pelo time”.

O Diretor do CC, Pe. Mário Sündermann, SJ, afirma que saber conviver com as diferenças é uma necessidade em um mundo cada vez mais complexo e diversificado. Por isso, cabe a toda a Comunidade Educativa do CC buscar formas criativas de trabalhar as diferenças, “a intenção é contribuir para que os alunos aprendam a ver no outro um ser semelhante, que tem percepções, gostos, costumes, paixões e afetos diferentes dos seus, a fim de perceber que a diferença não é uma ameaça, mas uma oportunidade de crescimento”.

Gabriela Camargo, Giovanna Santanna e Giulia Rodrigues, alunas do 7º ano, dizem que a ideia é bacana por poder mostrar o time por que elas torcem e ainda conhecer o time dos amigos. Rafaela Sché, alvinegra de carteirinha, explica que esse é um dia em que ela pode mostrar aos amigos o orgulho de ser figueirense. Já para Ana Luiza Pacheco, o Dia do Futebol é legal porque ela pode aproveitá-lo para mostrar o amor que sente pelo Vasco.

O “Dia do Futebol” é um projeto que acontece uma vez por mês, onde é permitido aos alunos trocar a camisa do uniforme pela camisa do seu time de futebol.

Durante as entrevistas, feitas na tarde de segunda-feira (04/06/12) no Ensino Fundamental II, histórias interessantes como as dos alunos do 6º ano, Arthur Khalil, Eduardo Farias e Marco Moser chamaram a atenção. Torcedor do Internacional desde que nasceu, Arthur foi influenciado pelo pai. Ele gostou bastante do Dia do Futebol pelo fato de poder mostrar para todo mundo seu time favorito. Já o torcedor do Milan, Marco, achou a ideia bacana pra divulgar o time que carrega no coração. Além do fato de ter nascido na Itália, outro motivo que o levou a torcer por um time estrangeiro foram os jogadores Pato, Cacá, Robinho e Dida. Agora, o mais inusitado de todos foi Eduardo, que descobriu seu time jogando o jogo de videogame FIFA Soccer. “Para mim, essa é uma oportunidade para as pessoas poderem expor o time para o qual torcem e ainda poderem conhecer times que não são tão conhecidos”, revelou o torcedor do Soxaux, time da série A da França.

Conversando com alguns alunos pelos corredores do Colégio, deu para perceber que a ideia ganhou repercussão e tem tudo para ficar.

Parabéns ao projeto e a todos aqueles que embarcaram na ideia. O próximo Dia do Futebol está marcado para 2 de julho.