O Colégio Catarinense, com o objetivo de proporcionar aos alunos momentos de discussão relacionados à astronomia, investiu na formação de um clube que vivenciasse atividades práticas, como, por exemplo, a construção de uma luneta ou o lançamento de foguetes.


Em relação aos seus objetivos acadêmicos, a oficina busca proporcionar condições para que os alunos transformem-se em sujeitos autônomos na busca pelo conhecimento, estimulando o interesse pela resolução de problemas e a curiosidade pela astronomia, com vistas à promoção da cultura científica.

Na forma de oficina e valorizando a interação social na apropriação do saber, o Clube da Astronomia proporciona encontros semanais com os grupos. Lua, Sol, Terra, eclipses, calendários, constelações, planetas, meteoros, cometas, gravidade e buracos negros são alguns dos assuntos abordados durante os encontros. As atividades são compostas por diálogo, estudo e construção de modelos representacionais, experimentos demonstrativos, simulações, vídeos, imagens, softwares e experimentos desenvolvidos pelos próprios alunos.

           

           

 Os materiais utilizados nas oficinas são de baixo custo e reutilizáveis, mostrando o seu compromisso com o meio ambiente e com o Projeto “Lixo Zero” do Catarinense.