A aula-passeio é uma atividade planejada com o objetivo de proporcionar ao aluno uma forma mais significativa e mais autêntica de aprendizagem. Oferece condições para enriquecimento de experiências; desenvolvimento de atitudes de valorização e respeito; integração de diversas áreas de estudo; desenvolvimento da habilidade de ouvir com atenção e explorar fontes de informação.

Na quinta-feira, dia 13 de junho, os alunos dos 4os anos C e E participaram de uma aula-passeio até a cidade de Laguna, localizada no sul do Estado. Assim como Florianópolis, Laguna é uma cidade colonizada por açorianos, fundada em meio a uma disputa territorial, que resultou no Tratado de Tordesilhas. Este foi o primeiro ponto turístico visitado pelos alunos. Após a explicação do guia-local, os alunos brincaram de atravessar ora para as terras portuguesas, ora para as terras espanholas.

Em seguida, o grupo se dirigiu para a Fonte da Carioca, local onde Giuseppe Garibaldi conheceu Anita. Lá, aproveitaram para tomar água fresca e lavar as mãos para um delicioso lanche à sombra de uma figueira. Durante o lanche, vários alunos observavam a população local se servindo da água da fonte.

No centro histórico da cidade, por ser dia de Santo Antônio e feriado local, a cidade estava quase deserta. Os alunos caminharam por entre os casarios antigos, tombados pelo patrimônio nacional, e a sensação registrada por alguns era a de estavam voltando ao passado. O guia chamou atenção para a arquitetura: casas térreas e sobrados, muitos ainda com os porões, que tinham a função de abrigar os negros na época da escravidão.

Ainda no centro histórico, visitaram o Museu Anita Garibaldi, o Museu Casa de Anita e a Igreja Santo Antônio. Ali aprenderam sobre a proclamação da República Juliana e sua importância histórica e cultural na formação do nosso país. Alguns alunos aproveitaram a estátua de Nossa Senhora da Glória, no alto do morro, de braços abertos para a cidade, para tirarem fotos.

O almoço aconteceu na praia do Mar Grosso, onde a turma aproveitou para conversar e registrar o que aprendeu no “Roteiro de Estudo”. A sobremesa foi acompanhar a pesca da tainha com o auxílio dos botos, que pelo relato de todos, pareciam estar se exibindo por estar saltando e nadando perto da praia.

No final, todos testemunharam o pescador puxando a rede cheia de tainhas trazidas pelos botos. “Foi um passeio maravilhoso, de muito aprendizado, onde os alunos do 4º ano C e E se comportaram como verdadeiros turistas. Eles anotaram as informações que o guia passava, tiraram fotos de todos os lugares, monumentos e ainda compraram lembrancinhas da cidade, produzidas pelos artesãos do local. As turmas do 4º ano A,B,D e F também terão a oportunidade de desfrutar dessa viagem de estudos, que contribuirá significativamente para o aprendizado.

Relato da professora do 4.º ano da Unidade I do Colégio Catarinense, Gabrielle Borba da Silva.

Obs: A viagem de estudos do 4º ano A e F é hoje, dia 03/07

O 4º ano B e D viajará no dia 04/07