Sem Título-1

No último sábado, 12 de agosto, os alunos da 3ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de refletir sobre uma questão que vem ocupando os noticiários há algum tempo: a crise na Venezuela. O país vizinho passa, atualmente, por uma das piores crises de sua história. Índices econômicos baixíssimos, violência e instabilidade política são os elementos centrais de um complexo quadro.

2

Para entender melhor esse mosaico, os professores Rodrigo dos Passos, Dalton Lopes e Guilherme Simões uniram conhecimentos da Geografia, História e Sociologia para, interdisciplinarmente, discutirem a temática junto aos nossos alunos, incentivando-os a elaborarem um posicionamento pessoal mais qualificado diante dos fatos.

Houve, no encontro, a participação do Sr. Manuel Alejandro Quilarque – jornalista venezuelano radicado no Brasil –, que, a convite do professor Guilherme, apresentou o detalhamento de alguns temas apresentados pelos docentes e deu seu testemunho, como cidadão venezuelano, da realidade vivida atualmente por seu país de origem.

Como colégio jesuíta, o Catarinense solidariza-se com a situação vivida pelos venezuelanos. A FLACSI (Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús) iniciou uma campanha de conscientização que permitirá ressaltar a importância de uma Venezuela justa, livre e em paz, com as condições necessárias para seguir dando grandes contribuições à região e ao mundo.

5