O Serviço de Pastoral do Colégio Catarinense, em parceria com a disciplina de Formação Humana e Cristã, busca educar os alunos para um pensar crítico e reflexivo sobre a realidade local e global, desafiando-os a tomarem atitudes proativas e transformadoras na construção de um mundo novo. Tendo como referencial a vida e a prática de Jesus, “mestre do amor e da caridade”, os Encontros de Formação procuram sensibilizar os alunos para uma fé que se realiza em obras, aproximando-os da realidade concreta dos mais necessitados.

Os alunos do Colégio são desafiados desde cedo a se engajar em eventos solidários, participando de vivências em asilos, creches, orfanatos, casa de recuperação de dependentes químicos… Neste encontro com a realidade concreta dos mais necessitados, surge a pergunta: o que eu posso fazer mais? Como posso contribuir para transformar o mundo?

E assim, a semente de voluntariado é lançada no coração destes jovens, que aceitam o desafio de continuar multiplicando estes gestos de acolhida e de fraternidade, no projeto do voluntariado. Os alunos são acompanhados por ex-alunos e, também, pelo Fráter Alex e pelo professor Sinésio. As visitas acontecem no Asilo Irmão Joaquim, no centro de Fpolis, sempre na quinta-feira de manhã, das 9h30min às 11h30min; na sexta à tarde, das 13h30min às 15h30min. O grupo se encontra sempre na Igreja Santa Catarina de Alexandria.

É gratificante perceber no rosto destes jovens o brilho de quem se sente realizado em fazer o bem, em multiplicar gestos de amor e de bondade, dando sentido a sua vida e a vida dos demais. Assim como Santo Inácio de Loyola, que entendia “que o amor se traduz mais em gestos do que em palavras”, o trabalho voluntário realizado com os alunos ajuda a despertar o despojamento e a doação em prol da promoção da vida e do amor fraterno, vencendo a cultura da indiferença reinante em nossa sociedade.