Ao som de músicas alegres, com uniformes coloridos e adereços divertidos, os alunos do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental vibraram na abertura oficial da Olimpíada da Unidade de Ensino I. No momento do desfile de apresentação das equipes, os alunos demonstraram disposição e espírito de integração para os jogos e as competições dos próximos três dias. Com certeza, a Olimpíada proporcionará, às crianças, momentos inesquecíveis que ficarão guardados na memória dos tempos de colégio…

MEMÓRIA DA NOSSA OLIMPÍADA

O primeiro torneio esportivo, conhecido como Torneio de Santo Inácio, ocorreu em agosto de 1950, e nele foram disputados jogos de futebol e basquete. Nesse mesmo ano, por ocasião do aniversário do então diretor-geral, Pe. João Alfred Rohr, realizaram-se os Jogos Olímpicos, em 17 e 18 de setembro, com as modalidades de tênis, vôlei, basquete, futebol e atletismo – essa foi a primeira vez em que se usou o termo “Jogos Olímpicos” no Colégio. De 1950 até 2018, vão-se 68 anos, durante os quais os Jogos Olímpicos do CC têm destaque no calendário letivo e na programação curricular e pedagógica do Colégio. Na Unidade de Ensino I, são 19 anos ininterruptos de Olimpíada, desde a fundação desse novo ciclo de ensino no CC, em 1999.

OLIMPÍADA 2018

COLÉGIO CATARINENSE – O COLÉGIO DA MINHA VIDA!

A Olimpíada da Unidade de Ensino I é um excelente projeto de formação, aprendizagem, convivência, integração, cooperação, amizade e respeito entre as crianças e as turmas, que, com os professores e a equipe da Coordenação, preparam-se com intensa alegria, pertença e muita expectativa para esse grande ideário curricular e pedagógico do CC.

Nossa Olimpíada tem por finalidade incentivar o desenvolvimento motor, social, esportivo e relacional, pois o ato de brincar e jogar exige interação, sendo assim, o aprendizado torna-se mais eficaz para todas as crianças pois a troca de conhecimento, experiência, desafios e vivências lúdicas é imprescindível nessa faixa etária.

Nosso maior objetivo com esse projeto educativo não é promover a competição pela competição, mas oferecer às crianças momentos de recreação formativa, pautados em valores inacianos, que permitam o desenvolvimento integral, a convivência respeitosa, criativa e integradora. Na concepção inaciana, a Olimpíada, como ação educativa, “converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica”. (PEC, 2016, n. 40, p. 49).

Neste ano, queremos vivenciar e celebrar a Olimpíada com a motivação do nosso Ano Magis. Que esta seja a oportunidade de abrirmos e fortalecermos os caminhos que levam à cooperação, à superação inaciana (Magis) e à solidariedade. No Ano Magis, vamos respeitar as diferenças, solidificar amizades e compartilhar o que temos de melhor!

Dentro do espírito olímpico e da solidez dos princípios inacianos de educação, desejo que a nossa Olimpíada seja efetiva em participação, lealdade, amizade, respeito, alteridade e aprendizagem. Que sejam dias de alegre convívio e de intenso crescimento a todos!

Afonso Luiz Silva

Diretor-geral