Para os alunos do Colégio Catarinense, a palavra Pinheiral é uma palavra-chave e mágica. A partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, os alunos passam a participar de atividades formativas e lúdicas na Casa da Juventude, em Pinheiral, onde vivem experiências que marcam a história e deixam boas recordações.

Também em Pinheiral, mas não na casa, e sim em uma área de campo, são realizados acampamentos para alunos a partir do 9º ano. Neste ano, já foram realizados quatro acampamentos, com a presença de alunos e ex-alunos do CC.

Os acampamentos são realizados em meio à natureza. A sede dista em torno de 1700 metros da casa do Pinheiral. O ambiente é modesto: há um barracão simples, coberto de zinco, onde são feitas as refeições e onde acontece a maior parte da convivência. Cada participante dorme em barracas, que podem ser individuais ou seletivas. As refeições são preparadas no local do acampamento, pelos próprios participantes.

Entre os dias 11 e 14 de julho, marcando o encerramento do primeiro semestre do ano letivo e após uma semana da Olimpíada, foi realizado um acampamento de inverno. Sob a orientação do padre Nereu Fank, SJ, alunos e ex-alunos participaram do encontro.

Apesar de um período chuvoso, o acampamento seguiu a proposta de favorecer dias de convivência, recreação e formação. Foram feitas trilhas, partilhas, momentos de oração e outras atividades lúdicas.