Acampamento de Semana Santa

Um grupo de 20 alunos e ex-alunos do CC viveu a preparação da Páscoa de maneira diferente, ou seja, participou de um acampamento de Semana Santa entre os dias 2 e 4 de abril. O acampamento foi realizado no Pinheiral, próximo da Casa da juventude.

Os participantes ficaram acampados em barracas montadas em meio à natureza e os dias de céu claro favoreceram a contemplação do ambiente, das ovelhas, dos pássaros, do céu estrelado e da lua cheia. As refeições foram preparadas em um barracão coberto de zinco, compondo o ambiente  de simplicidade e de acolhida.

Os acampamentos para alunos foram retomados no ano de 2014 e esse foi o primeiro a realizar-se na Semana Santa, cuja proposta foi trabalhar mais especificamente os mistérios da paixão, morte e ressurreição e Jesus Cristo. As atividades foram coordenadas pelo Pe. Nereu Fank, auxiliado pelo educador Edson Schweitzer.

A chegada ao local escolhido para o evento foi na quinta-feira santa. Naquele dia, após um momento de oração pessoal, foi feita a celebração do lava-pés. Já na sexta-feira santa, o dia foi dedicado à celebração da misericórdia divina – a celebração da via-sacra, com subida a um morro onde foi plantada uma cruz. Naquela ocasião, também foi feita uma reflexão e oração pelos falecidos. No sábado santo, celebramos a páscoa da ressurreição de Jesus Cristo. Esses  momentos de espiritualidade foram intercalados por espaços lúdicos, como brincadeiras,  trilhas, música, dentre outras atividades.

O acampamento foi avaliado de maneira muito positiva. Segundo o aluno Leonardo da 2ª série I, “este foi o meu segundo acampamento e para mim foi o melhor de todos, porque o grupo, em si, era formado por pessoas de diferentes salas, diferentes idades e diferentes pontos de vista e, dessa forma, o grupo tinha vários pensamentos diferentes. Um dos melhores momentos foi quando a gente cantava, cada um tinha um estilo musical diferente, a gente pode diversificar a cultura do nosso grupo. Gostei muito também dos momentos de reflexão onde eu, realmente, pude ver qual era o meu verdadeiro ser, meu verdadeiro pensamento sobre o lado familiar, escolar, os meus verdadeiros sonhos e desejos. Os momentos de brincadeiras foram também muito bons, porque foram planejadas na hora e isso foi muito bom, pois revelou o verdadeiro espírito do acampamento, foi tudo muito maravilhoso. Eu gostei também de ter subido a trilha, foi um momento muito cansativo porque eu levei uma ferramenta um pouco pesada, mas foi uma experiência muito importante para mim e que eu vou levar para o resto da minha vida, pois aprendi que precisamos um do outro e que sozinhos não somos nada.”