Entre as atividades lúdicas, recreativas e formativas que o Colégio Catarinense oferece estão os acampamentos no Pinheiral. Esse projeto existe há décadas e foi retomado no ano de 2014, sob a orientação do jesuíta Luiz Carlos Campos, SJ, hoje estudante de Teologia em Bogotá.

O acampamento é realizado em meio à natureza. A sede dista em torno de 1700 metros da casa em Pinheiral, cujo ambiente é modesto: há um barracão simples, coberto de zinco, onde são feitas as refeições e onde acontece a maior parte da convivência. Os participantes dormem em barracas, que podem ser individuais ou coletivas. As refeições são preparadas no local do acampamento, pelos próprios participantes.

Neste último fim de semana, dias 20 a 22, foi realizado o primeiro acampamento deste ano. Participaram 19 alunos e ex-alunos que exercem alguma atividade de voluntariado em obras de caridade em Florianópolis, sob a orientação do padre Nereu Fank, SJ.

Outros acampamentos para o ano de 2015 já foram agendados, com alunos do 9° ano e do Ensino Médio. O próximo acampamento acontecerá na Semana Santa, entre 02 e 04 de abril, quando se deseja oferecer aos alunos uma experiência de fé, a partir dos mistérios pascais.

Os acampamentos têm uma proposta de convivência, recreação e formação. Há diversas atividades que podem ser realizadas: trilhas, momentos de reflexão e espiritualidade, música, circuitos, banhos na cachoeira, preparação das refeições e muitas outras.

Depoimento do voluntário Vinícius Sarmento Simas:
Pinheiral é um lugar diferenciado. Seja por sua atmosfera, biodiversidade e até mesmo pela energia do lugar. Um local realmente abençoado por Deus, onde se nota um grande carinho por parte de todos que passam por lá.
A grande verdade é que a vida é feita de bons momentos, e esse é um dos pontos fortes desse acampamento, que não deixa de ser uma convivência,  que passamos nesse curto fim de semana que será eternizado na vida de todos os participantes. Pinheiral é um lugar para reforçar e fazer novas amizades, assim como para aprender grandes lições de vida, afinal, somos privilegiados por ter essa oportunidade entre milhões de outros.
Só temos que ser gratos por tudo e valorizar cada minuto que passamos. O que vamos levar de Pinheiral? Grandes experiências de vida no que diz respeito a relacionamento de grupo, divisão de trabalho, espiritualidade e principalmente boas risadas com boas companhias.