Colégio Catarinense disponibiliza sinal Wi-Fi para alunos e visitantes

Nesta segunda-feira (30), os alunos do Colégio Catarinense serão acolhidos para o 2º semestre com uma novidade: a nova rede wireless, de 35 MG, está disponível a todos, sem restrições a redes sociais, abrangendo toda a área interna, de uso comum, do colégio. Atento às necessidades do mundo atual, o Catarinense considera que um dos seus maiores desafios é formar verdadeiros líderes, de alto desempenho acadêmico, espiritual e ético, em uma sociedade cada vez mais exigente em conhecimento e tecnologias. “Nesse contexto, o uso da web permite que o processo de aprendizagem se torne mais rico e próximo das novas gerações. É preciso perceber, no entanto, que surge, com isso, a necessidade de se ter uma nova postura em relação aos recursos de informática, mediante o seu uso consciente e responsável, especialmente no ambiente educacional, já que a educação se faz no ato cotidiano de educar e autoeducar-se”, explica Cléia B. Fritzke Abdalla, Diretora Acadêmica.

A internet nos traz muitas saídas, mas, também, novos desafios e novos problemas. Ao praticar a pedagogia inaciana, o Colégio Catarinense deseja que haja uma verdadeira parceria no dever moral, entre família e escola, de nos colocarmos próximos aos jovens, demonstrando e apontando as razões de nossas preocupações em relação ao uso intenso da internet, a fim de estabelecer, por meio de um diálogo franco, a disciplina e os limites tão necessários na vida. Trata-se de um tema que nossos educadores já vêm trabalhando com os alunos há certo tempo, mas o trabalho formativo requer parceria e constância, sendo necessário insistir sempre, para que os jovens tenham, de fato, uma formação para a vida.

Para que o aluno possa acessar a rede, os pais deverão assinar o termo de autorização e responsabilidade. Nesse termo, consta a adesão à política de uso e a disponibilidade dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os pais e/ou responsáveis são convidados a dialogarem com seus filhos sobre a responsabilidade de cada um diante desse novo recurso. Cada jovem deverá perceber claramente quais são seus direitos, seus deveres e responsabilidades, e que o uso da web nas dependências do Colégio está sujeito à adesão às regras.

Devido à importância e à responsabilidade do serviço disponibilizado, o colégio irá monitorar os acessos e agirá com rigor em caso de atitudes impróprias na rede.