No início desta semana, os alunos das terceiras séries do Ensino Médio foram contemplados com uma acolhida especial por parte da Direção, da Coordenação da Unidade de Ensino II e da equipe de orientadores dos Serviços de Orientação Pedagógica e Educacional. Durante esse momento tão especial, uma série de questões específicas e inerentes ao último ano do Ensino Médio foram apresentadas, na perspectiva de construir um trabalho cada vez mais voltado à aprendizagem efetiva, sempre em sintonia com as avaliações externas – preocupação da maioria dos jovens nessa reta final da educação básica.

imagem 1

Com muita animação e cheios de expectativas para o novo ano, os alunos receberam orientações sobre como explorar as ferramentas online, oferecidas pelo material Poliedro e pelo aplicativo Studos. O momento contou com esclarecimentos importantes sobre a estrutura do material didático e o funcionamento dos Laboratórios de Aprendizagem de Matemática, Redação e Física, para então proceder-se à apresentação do calendário anual de simulados e da dinâmica de aulões interdisciplinares e monitorias.

O contexto do tempo presente, associado aos debates que surgem nas propostas de redação do ENEM e dos principais vestibulares de Santa Catarina, será trabalhado na articulação entre a equipe de professores da série e a disciplina de Produção Textual, bem como no Laboratório de Redação. No que diz respeito ao acompanhamento dos alunos no processo de escolha vocacional e profissional, este contará com a realização de workshops, à semelhança de anos anteriores.

imagem 3

Uma novidade para este ano, em sintonia com uma vocação que o CC vem descobrindo nos últimos anos, é uma orientação específica, destinada aos alunos que desejam cursar o Ensino Superior fora do Brasil. Nesse sentido, os alunos contarão com dois simulados para o SAT – parte do mecanismo de ingresso nas universidades norte-americanas –, em parceria com a empresa Daquiprafora, que assessorou a maior parte dos alunos do Colégio que recentemente conseguiram ingressar em universidades no exterior.