Com a nomeação de Padre Mário Sündermann,SJ como Delegado Geral da Educação Básica, responsável pela Rede Jesuíta de Educação, a Companhia de Jesus, por meio do Padre Alfonso Carlos Palacio Larrauri, provincial do Brasil, designou o professor Afonso Luiz Silva como Diretor Geral do Colégio Catarinense. Na celebração eucarística do dia cinco de fevereiro, Padre Mário fez a leitura da carta de nomeação do novo diretor, em que aponta a missão do professor Afonso.

Na carta, Padre Palácio ressalta que a Companhia de Jesus busca compartilhar sua missão com os leigos e confia ao professor Afonso a liderança da presença apostólica dos jesuítas na educação básica de Florianópolis. Afonso contará com a assessoria do Padre Quirino Weber, SJ. O provincial do Brasil pede a atenção em seis eixos:

• continuidade na gestão dos processos de trabalho;
  • implantação do Planejamento Estratégico e da Gestão de Qualidade em Educação da FLACSI;
  • revisão curricular e busca da excelência acadêmica;
  • implantação da plataforma moodle;
  • transparência, gestão participativa e consultiva,  conforme a Pedagogia Inaciana;
  • preservar o modo de proceder da Companhia de Jesus.

A escolha do novo diretor aconteceu após o parecer dos diretores do Colégio Catarinense que indicaram três nomes, a escuta dos jesuítas que trabalham no colégio, na Associação Antônio Vieira e na Província Brasil Meridional. O mandato do professor Afonso irá até o ano de 2016, podendo ser renovado conforme o costume da Companhia de Jesus.

Após a nomeação, o professor Afonso Silva, primeiro leigo a assumir a direção geral do Colégio Catarinense, agradeceu a Deus por participar da obra educativa com os jesuítas, pelo dom da vida e pela presença alegre dos alunos do Colégio Catarinense. “Agradeço a passagem do Padre Mário entre nós e que dinamizou a vida institucional. Agradeço a confiança dos provinciais da Província do Brasil e da Brasil Meridional, a Associação Antônio Vieira e nossa Comunidade Educativa. Gratidão pela confiança depositada em todos nós que formamos essa comunidade de 108 anos de história”, destacou Afonso. O novo diretor, ao lembrar a apresentação do Papa Francisco, após sua escolha como novo Pontífice, pediu a todos que rezassem por sua missão como diretor e por toda a Comunidade Educativa. “Peço orações para que saibamos viver com sabedoria, humildade, justiça e amor”, assim encerrou o novo diretor geral.