A agenda escolar de 2014 foi um sucesso! A capa, produzida pelo artista plástico Luciano Martins, agradou a todos. Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, foi retratado de forma lúdica, com a sutileza dos traços desse artista que encanta tanto a adultos como crianças.

Luciano também produziu o material entregue aos pais, por ocasião da matrícula. A sacola de Santo Inácio passou a ser disputada na escola, por pais e professores, porque, além de útil, é bonita e acomoda bem todas as coisinhas que levamos à mão. Santo Inácio de Loyola aparece nesse trabalho traduzido pelas cores e formas do artista Luciano Martins. Segundo ele, é a primeira vez que faz material para escolas. Gaúcho de Porto Alegre e publicitário de formação, Luciano mora em Florianópolis desde 1994.

O artista expôs as suas obras pela primeira vez em 1997, e de lá para cá já soma mais de setenta mostras em seu currículo, com destaque para algumas exposições internacionais em países como Itália, Portugal, Estados Unidos, Argentina e França. Com grande reconhecimento em Santa Catarina, seu trabalho ganhou popularidade por conta da característica lúdica, quase “pueril”, e do universo de cores que utiliza, capaz de tocar o imaginário de todos.

Um grupo de alunos do Colégio Catarinense esteve, na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, na Galeria Luciano Martins, a fim de visitá-lo e presenteá-lo com os produtos que levam a marca de “Inacinho”, como têm sido carinhosamente chamados. Lá, puderam conhecer um pouco mais das técnicas utilizadas pelo artista e conhecer suas inspirações.

O aluno Gabriel Silveira fez questão de pedir um catálogo da galeria para a Raquel Sabatini, sua professora de Artes. Por sua vez, João Guilherme elogiou a inserção das obras de alunos do Colégio na agenda, marcando os diversos meses do ano.

A agenda de 2014 foi composta pela participação dos alunos:

Janeiro – Leonardo Bauer

Fevereiro – Luciana Gondin Guilhermo

Março – Antonio Carlos Haidamus Monteiro Filho

Abril – João Victor de Andrade de Souza

Maio – Sofia Meirelles Gaspar Coelho Tomazzoni

Junho – Mateus Canadas de Souza

Julho – Tiago Chimiti Fernandes

Agosto – André Moreira Rocca

Setembro – Aurora Lorini Letsch

Outubro – Eva de Lapuerta Garcia-Cassillas

Novembro – Carolina Bonatelli Cardoso

Dezembro – Juliano de Souza Pinto Pereira

Além desses, agradecemos aos professores de Artes do Colégio, que motivaram essa participação e a produção de trabalhos de qualidade.