Este será um ano especial para a estudante Maria Eduarda Costa Buss, de apenas 17 anos. Ela está de malas prontas para viver uma experiência única: cursar uma faculdade nos Estados Unidos.  Maria Eduarda, aluna do Colégio Catarinense, da Educação Infantil ao Terceirão, foi aprovada em 5 universidades americanas. Uma das opções é o curso de Engenharia Química, na University of Minnesota, classificada entre as 40 melhores universidades do mundo.

“Eu sempre busco sair do padrão , busco fazer algo que me traga novas oportunidades, mesmo que alguns considerem impossível ou pouco provável”, diz Maria Eduarda, quando indagada sobre suas escolhas. Como aluna destaque no Colégio Catarinense, classificada no segundo lugar entre os melhores alunos do Ensino Médio no ano de 2016, ela explica que o esforço e a dedicação são fundamentais para alcançar os objetivos. “ Foi bem difícil manter o desempenho acadêmico no Colégio e ainda participar de todo o processo que as faculdades americanas exigiram, mas eu consegui, mantive o foco nos meus objetivos”, diz ela.

Para participar das seleções nos EUA, Maria Eduarda passou por diversos testes, incluindo o TOEFL, o SAT, redações, atividades e cartas de recomendação. As notas no Colégio foram fundamentais: sempre acima de 9,0. Maria Eduarda também contou com a assessoria da empresa Daquiprafora, que auxiliou em todas as etapas do processo. Feliz com os resultados, ela pensa agora nas oportunidades profissionais que poderão surgir, a partir de uma formação diferenciada, e deixa um recado para quem pensa em fazer o mesmo: “ tem que estudar bastante, correr atrás, porque sempre é possível. E o resultado é muito gratificante”, conclui a nova universitária que vai aos Estados Unidos para escolher a universidade.

A cada ano, cresce o interesse dos alunos pelo estudo em universidades fora do país, que oferecem cursos conceituados e diferenciados. Em 2016 a ex-aluna do Colégio Catarinense , Lúcia Helena Mees, também foi aceita na Duke University, nos EUA. Lúcia, conseguiu aprovação em mais 6 universidades. Para os alunos do Colégio Catarinense, esta nova perspectiva é viável, visto que a formação integral oferecida no Colégio é um dos aspectos mais importantes no crivo das universidades norte-americanas, que fazem suas seleções considerando o contexto global do ano, não apenas o sucesso em uma prova. Sendo assim, equipes do CC já programaram um trabalho específico para 2017, junto ao SOE ( Serviço de Orientação Educacional) e a Coordenação da Unidade de Ensino II. Consiste na aplicação de simulados para o SAT, bem como orientações para os alunos que desejam alçar voos no exterior. As oportunidades estão abertas. Agora, é focar nos estudos e seguir em frente!

Para informação:

A Universidade de Minnesota, Twin Cities (University of Minnesota, Twin Cities), foi fundada em 1851. É uma instituição pública de pesquisa com dois campi nas cidades de Minneapolis e St. Paul, no estado de Minnesota, conhecidas pelo nome de Twin Cities. A universidade possui as seguintes escolas e faculdades: Ciências Biológicas, Educação Contínua, Design, Educação e Desenvolvimento Urbano, Alimentos, Agricultura e Recursos Naturais, Artes Liberais, Farmácia, Veterinária, Odontologia, Direito, Medicina, Enfermagem, Administração, e Saúde Pública.