1114078

A aluna do Colégio Catarinense, Manuela Naschenweng Damian, do 8º ano A, tomou posse hoje, 6 de março, como vereadora-mirim na Câmara Municipal de Florianópolis. Com disposição e planos para o futuro, Manuela quer ajudar a melhorar a cidade. “Aqui é um lugar bom de morar”, diz Manuela. “Para que a cidade cresça, basta que todos participem, façam seu papel na sociedade”, afirma a estudante.

imagem 22O Projeto Vereador-Mirim, aprovado por resolução em dezembro de 2005, tem a proposta de aproximar a Câmara Municipal de Florianópolis dos alunos da rede de ensino da Capital, bem como de suas respectivas famílias e escolas. O projeto também visa a estimular os jovens a participarem dos problemas da cidade, formando cidadãos conscientes e possíveis lideranças políticas.

imagem 2Para participar do Projeto, as escolas promovem a escolha de seu representante, entre os alunos do 6º ao 9º anos, com idade não superior a 15 anos, e fazem o comunicado à Câmara Municipal. Dentre os eleitos, serão sorteados os titulares, e os demais ficarão na condição de suplente. Também por meio de sorteio, são definidos os vereadores da Câmara Municipal como padrinhos dos vereadores-mirins – Manuela terá como padrinho o vereador Gui Pereira. Os padrinhos apoiarão seus afilhados, aprimorando o aprendizado sobre o município e sobre as atribuições dos poderes constituídos. Os estudantes participarão de reuniões na Câmara e elegerão uma mesa-diretora para conduzir os trabalhos durante o ano.