No último mês, o aluno Christopher de Carvalho participou de algumas competições de xadrez pelo nosso Estado, ocupando sempre um lugar entre os melhores colocados, chegando, inclusive, a ganhar uma delas.

Christopher de Carvalho, aluno da 3ª série B do Colégio Catarinense, aprendeu a jogar xadrez aos quatro anos de idade com seu pai. Através da Olimpíada do Colégio, na qual é campeão desde o 6º ano, foi convidado para fazer parte da Seleção de Florianópolis, representando nosso município nas competições de nível estadual e nacional.

Christopher foi o quinto colocado no Brasileiro Sub-12 de 2009, é atual campeão juvenil de Florianópolis (sub-20) e campeão dos JESC – categoria 15 a 17 anos –, realizados em Blumenau. A próxima competição será em João Pessoa/PB, aonde Christopher levará o nome do CC para disputar o Brasileiro/2014.

A ideia básica de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. O xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, estimulando, entre outras habilidades, o espírito competitivo e a autoconfiança, mas também por adequar-se às exigências da educação moderna.

Confira as classificações do aluno Christopher:

• Campeonato Juvenil de Florianópolis – 18 a 20 de julho de 2014. Classificação final após cinco rodadas: primeiro colocado.
  • Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC (15 a 17 anos) – 27 de agosto de 2014. Classificação final: primeiro colocado.
  • Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC (15 a 17 anos) – Regional Sul – Orleans/SC – 16 e 17 de agosto de 2014. Classificação final: segundo colocado na classificação geral.