Jorge Bleyer, aluno do 7º ano do Colégio Catarinense, tomou posse como Vereador Mirim da Câmara Municipal de Florianópolis, nessa segunda-feira, 13 de fevereiro, no plenário da Câmara de Vereadores de Florianópolis, juntamente com outros 15 estudantes da rede de ensino da capital.

A emoção estava visível nos olhos do estudante de apenas 12 anos. Ele passará a frequentar o Parlamento Municipal pelo menos uma vez por mês e, no final do mandato (que tem a duração de um ano), terá de apresentar um projeto de lei para votação.

Motivado pelo pai para concorrer ao cargo, Jorge diz que estava apreensivo no início, mas, quando soube do apoio do Colégio, resolveu apostar e viver a experiência. O Vereador Mirim já analisa áreas estratégicas que devem ser priorizadas pelo Poder Público: “saúde, porque sem saúde não adianta ter dinheiro. Saúde é a coisa mais importante pra qualquer pessoa”, destaca Jorge.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Jaime Tonello, agradeceu as escolas que participam do projeto, bem como a todos os familiares de cada parlamentar mirim. O vice-presidente da Câmara, João Aurélio Valente Júnior, destacou que “o Projeto Câmara Mirim contribui, de forma significativa, para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade”.

Para participar do Projeto, as escolas devem promover a escolha de seu representante entre alunos do 6º ao 9º ano, com idade não superior a 15 anos e, para cada Vereador Mirim, é sorteado um vereador como padrinho. Esses padrinhos terão a função de transmitir informações sobre o município, funções exercidas por eles dentro câmara, bem como o passo a passo na criação de leis.

Com isso, o Vereador João Amim ganha mais um afilhado pela terceira vez e se diz um entusiasta com o alcance do projeto. “É muito importante que o colégio interaja juntamente com o aluno, para haver um aproveitamento maior do projeto. No ano passado, tive uma experiência excelente, porque pude conhecer de perto a realidade deles. Dei uma palestra e assisti a outra, e ambas me fizeram ficar impressionado com o nível das perguntas. Eles estavam realmente muito bem preparados”, revelou o padrinho do Vereador Mirim Jorge.