O Corpus Christi é a festa que celebra o Corpo de Cristo e ocorre sempre na      quinta-feira seguinte ao domingo da solenidade da Santíssima Trindade. Essa solenidade surgiu no século XIII e costuma ser celebrada com tapetes e ruas enfeitadas com diferentes desenhos de inspiração cristã. Nessas ruas, passa a procissão com o Corpo de Cristo, o pão consagrado.

Nesta quarta-feira, dia 03, as turmas da Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense realizaram a tradicional celebração de Corpus Christi. Foram feitas duas celebrações, uma no período matutino e outra no período vespertino, onde os alunos se reuniram no pátio da Unidade I e seguiram em procissão conduzida pelo Padre José Eduardo, SJ, até a Igreja de Santa Catarina de Alexandria. A rua lateral do Colégio foi enfeitada com dezenas de tapetes coloridos, pintados pelas crianças da Unidade I.

“A procissão de Corpus Christi culmina e completa todo o trabalho feito e desenvolvido nas salas de aula, vindo ao encontro do carinho por Jesus Cristo, que imbuímos nos corações de nossos alunos, por sermos um colégio católico da Rede Jesuíta de Educação da Companhia de Jesus”, comentou o Irmão Vanderlei Backes, SJ.

“Nesta semana em que estamos comemorando e celebrando o Corpus Christi, nós transmitimos para as crianças a conscientização sobre o valor de sempre estar caminhando com Jesus, um grande amigo com quem podemos contar sempre, ao nosso lado. Dessa forma, as crianças ficam motivadas e entusiasmadas e se dedicam na preparação desta grandiosa e belíssima celebração; preparando, assim, os tapetes, com desenhos feitos por elas mesmas”, declarou Maria Cecília, professora de FHC.

Para a professora Maria Odete, a celebração de Corpus Christi com as crianças da Unidade de Ensino I significou um momento belo e emocionante: “Contamos com a presença dos professores, coordenadores e também do Pe. José Eduardo, que presidiu a celebração. Algum tempo atrás, os tapetes eram feitos com serragem e pó de café, porém, desde 2010, os tapetes passaram a ser confeccionados e pintados pelas crianças dentro de sala, durante as aulas de Formação Humana e Cristã. Conseguimos trazer, também, questões didáticas e de aprendizado em diferentes disciplinas, como, por exemplo, Geografia, tratando do lugar onde aconteceu o Corpus Christi; de Matemática, falando do número de tapetes a serem feitos desde a entrada da Unidade de Ensino I até a porta da Igreja Santa Catarina de Alexandria; bem como de Artes, com a oportunidade de criar pinturas nos tapetes.”