O projeto “Terra, um planeta especial”, das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, está a todo vapor. O tema foi escolhido partindo da importância sobre as questões ambientais e atitudes para a melhoria da sustentabilidade do planeta.

As crianças participam das reflexões sobre pequenas atitudes que contribuem para a preservação do planeta, como: separar o lixo produzido nas residências e na escola; economizar água; respeitar e cuidar da fauna e da flora; e conscientizar seus familiares sobre esses cuidados, discutidos em sala de aula.

Para complementar esse projeto, as turmas de 1º ano realizaram um Estudo de Campo no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos da COMCAP, órgão responsável pela limpeza pública da cidade de Florianópolis. No local, discutiram sobre o consumo sustentável, caminharam por uma trilha que passava por cima do antigo “lixão” de Florianópolis, visitaram todos os espaços de separação e reciclagem, além de conhecerem o Museu do Lixo, onde os funcionários da COMCAP expõem relíquias e preciosidades, encontradas no lixo, para apreciação.

A visita de campo marcou o aprendizado das crianças com diferentes experiências:

• “Aprendi que várias formas de lixo podem ser recicladas e que, às vezes, o que parece que não tem mais conserto, na verdade, tem”. (Ana Luiza, 1º ano C)
  • “Aprendi sobre as minhocas e que, quando fazem xixi e cocô, ajudam o solo”. (Giovanna 1º ano C)
  • “Eu gostei de quando fui ao Museu do Lixo e vi várias coisas que tinham sido tiradas do lixo”. (Valentina Feyh,1º ano C)
  • “Foi maravilhoso e muito divertido. Nós fomos ao museu e vimos a rota do lixo. Eu adorei e espero que todos tenham gostado”. (Davi, 1º ano D)
  • “O passeio foi legal porque a gente aprendeu bastante e caminhamos na natureza”. (Rafaela, 1º ano D)
  • Professoras envolvidas no Projeto: Cíntia de Albuquerque, Elisa Aguiar, Isamar Renck, Kátia Hipólito e Letícia Fadanni.