Os cerca de 100 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental abrilhantaram a noite dessa terça-feira (01/10), com graça e criatividade.

O Musical “Nosso Mundo”, apresentado no teatro Padre João Alfredo Rohr, reuniu um grande número de convidados, dentre eles: familiares, professores e equipe acadêmica e de Direção do Colégio.

Foram realizadas apresentações musicais, socialização de saberes e uma verdadeira profissão de fé em torno da defesa de nosso planeta. As questões ambientais, inspiradas no documento da Companhia de Jesus “Curar um Mundo Ferido” – motivadas pelo trabalho com o Projeto “Lixo Zero” – fizeram com que alunos e professores se lançassem em pesquisas para desvendar algumas curiosidades relativas ao nosso mundo.

O projeto “Curiosidade Premiada”, desenvolvido pelo grupo de alunos e professoras do 1º ano tem por objetivo incentivar as turmas a pesquisarem e se comprometerem com a busca de respostas para as inquietações sobre o conhecimento e o mundo que as cerca.

Segundo a Professora Kátia Hipólito, regente do 1º ano E, durante a execução do projeto “Curiosidade Premiada”, buscamos respeitar, conhecer e aprimorar os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, compreendendo-os em seu contexto real, através das experiências já vividas. Assim, saboreando os conhecimentos e as relações vivenciadas, colocamo-nos frente a situações em que pudemos experienciar os conteúdos elencados, compreendendo o mundo que nos cerca e as relações entre as aprendizagens. Também pudemos refletir e nos posicionar criticamente frente às realidades conhecidas e vivenciadas, fazendo nossas escolhas e definindo o caminho a seguir, na partilha e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos, a partir de gestos solidários e fraternos em nossas ações.

A Professora Isamar Renck, regente do 1º ano A, lembra que, durante o segundo trimestre, as turmas envolveram-se em pesquisas específicas de temas escolhidos pelos grupos e orientados pela equipe pedagógica. Todos os temas rondam a preocupação com o meio ambiente e os seres que o compõem. Assim, os pequenos viajaram por questões bastante instigantes nos projetos intitulados:

1º A – Terra: Um Planeta Especial;

1º B – O Mundo dos Insetos;

1º C – O Mundo Canino e suas Curiosidades;

1º D – Os Temíveis Tubarões; e

1º E – Os Mistérios do Fundo do Mar.

Os alunos, após as apresentações no teatro, receberam os presentes com uma bela sessão de vernissage. Nesse momento, puderam expor suas produções em forma de maquetes, álbuns fotográficos, pesquisas, sacolinhas sustentáveis, dicionário de termos ecológicos, cartazes indicativos, animaizinhos de sucata, entre outras.

A Professora Tânia Regina Coelho Freitas, arte-educadora, lembrou que as telas expostas são uma lembrança do percurso conceitual e do processo de aquisições cognitivas das crianças do 1º ano. Segundo ela, ao utilizarem a técnica combinada de patchwork, puderam trabalhar conceitos de geometria, cores, composição, fundo, recorte, colagem e outros.

Os pais foram enfáticos em aprovar a iniciativa, sustentando que o trabalho com projetos permite à família acompanhar de perto o crescimento e o avanço das aprendizagens. Dorval Dultávio Aguiar, pai do aluno Pedro, do 1º ano E, lembra que o menino chegava em casa sempre com uma novidade diferente sobre o projeto desenvolvido e contagiava a todos com a alegria por suas descobertas.

As professoras Suzamar e Letícia, regentes do 1º ano B e D, não deixaram de lembrar que o Musical é uma celebração de saberes, em que alunos e famílias dividem suas aquisições, socializando avanços. Trata-se de um momento de congraçamento com as famílias.

O coordenador da Unidade I, Valmir Delfes, também enfatizou esse aspecto. Segundo ele, o Musical foi uma excelente oportunidade para as famílias conhecerem de perto as novas instalações da Unidade I.

Esse ponto também foi lembrado pela Professora Cíntia Welp, regente do 1º ano C. “Pais e familiares são fundamentais na concretização de parcerias de aprendizagem. Sem eles, o espetáculo dessa noite não teria o mesmo brilho”.

A noite de apresentações foi encerrada com uma deliciosa sopa de legumes feita a muitas mãos. A orientadora religiosa Maria Odete Ferreira e a coordenadora-adjunta, Magali Schmitz Knoll, comandaram a cozinha e agradaram a todos os paladares. Os elogios vieram dos mais diferentes lados; alunos, pais, convidados, todos repetiram a dose.

O trabalho representou um grande esforço coletivo. Além dos profissionais regentes de turmas, a participação da professora Márcia Ferreira, de Informática Educativa, foi fundamental. Ela preparou toda a base de apresentação digital, além das filmagens das crianças em seus depoimentos. Os professores Cláudia de Souza Holleben e Júlio César Costa, de Musicalização; Rosângela Nagel Andrade, de Educação Física; e os técnicos de audiovisual, Jocel, Rita e Renato Duarte, contribuíram de forma significativa na organização das crianças, ensaios e apoio de som e imagem.

Ao final, a orientadora pedagógica do projeto, Jeanice Schmidt Bulik, sintetizou o sentimento geral. O Musical “Nosso Mundo” é a síntese do esforço e do empenho dos alunos e professores do 1º ano. Ninguém mediu esforços para que esse evento fosse um sucesso. Ele expressa o modo jesuíta de educar. Parabéns a todos!