Os alunos do 1º ano embarcaram em uma aventura de muitos mistérios e suspenses. Eles se tornaram detetives capazes de desvendar e resolver qualquer tipo de situação. O projeto, motivado pelas professoras Isamar, Marizete, Suzamar e Cíntia, propôs, de acordo com os princípios da Pedagogia Inaciana, uma formação integral do educando, de forma que ele possa lidar com situações de desafio.
Assim como a Equipe da Força G, as crianças do 1º ano lidaram com questões que envolveram problemas com a água, propondo discussões sobre a importância, os cuidados e a valorização dela.
O principal objetivo é proporcionar um aprendizado no momento da solução de um problema: “é importante que a criança possa resolver com tranquilidade situações futuras que poderão ocorrer nos seus cotidianos”, argumentou a orientadora pedagógica Jeanice Schmidt Bulik.
Outro ponto bastante evidente desse projeto é o desenvolvimento do espírito investigativo e do trabalho em equipe. “Buscamos instigar uma postura de observação e organização de informações, incentivamos o registro de perguntas e soluções, propomos o planejamento de ações investigativas coletivas, e isso aprimora a vivência da partilha dos conhecimentos, assim como as vivências solidárias”, afirmam as professoras que, nitidamente durante a execução do projeto, também viraram detetives.