A preservação do meio ambiente vem ocupando espaço importante nas discussões de sala de aula. Com o objetivo de desenvolver atitudes sustentáveis com os alunos, as turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental I estão desenvolvendo o projeto “Terra, um planeta especial”. As crianças participam de discussões a respeito do meio ambiente, da preservação e do envolvimento no ambiente escolar com atitudes práticas.

Cada turma construiu, com material reciclado, o mascote “Mundinho”, que trará, para a Unidade, dicas de preservação ambiental ao longo do semestre. Os materiais recicláveis que sobraram da construção do mascote foram levados para o residuário central, onde, após o momento de formação, foram classificados os resíduos e trabalhadas questões sobre o destino dos resíduos no Colégio Catarinense.

“O espaço que visitamos não é um lixão, é um residuário. Lá, a gente consegue separar os materiais para reciclar”, relatou Sofia Schotten de Stefani (1º ano B). Gustavo Moraes Camisão, da mesma turma, destacou o que mais gostou: “Eu gostei de descobrir que o nosso colégio é o único que tem um residuário”.

As professoras do 1º ano Elisa Aguiar, Cíntia Albuquerque, Isamar Renck, Kátia Hipólito e Letícia Fadanni estão mobilizadas com os grupos do primeiro ano para o desenvolvimento do projeto.