O período entre os dias 20 e 27 de novembro foi muito especial para as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental I. De acordo com a Orientadora Pedagógica, Professora Jeanice Schmidt Bulik, o estudo de campo teve por objetivo possibilitar, às crianças, o conhecimento e a experiência do contato com a natureza, sabendo, verdadeiramente, que é possível desenvolver ações de cuidado e preservação do meio ambiente.

No sítio-escola “Recanto do Engenho”, os alunos conheceram uma diversidade de plantas e, por meio de uma aula com um agrônomo, conheceram alguns métodos de reprodução das plantas, como estaquia, enxertia, alporquia, entre outros métodos. Conheceram, ainda, as vantagens e desvantagens de cada método, cuidados e melhor época de plantio e manejo.

Os alunos puderam, ainda, conhecer os animais do sítio, como as emas, as galinhas, a cabra Mel, tirar leite da vaca, enfim, momentos atrativos que tornaram o aprendizado mais significativo.

O sítio-escola está localizado na Guarda do Cubatão, no município de Palhoça.

A professora Vanessa de Faria, do 2º ano D, lembrou que o estudo de campo no sítio-escola “Recanto do Engenho” possibilitou, aos alunos do 2º ano, vivenciar as diferentes formas de reprodução das plantas,  mediante uma aula com um agrônomo, além de apreciarem as paisagens naturais e se divertirem alimentando os animais e tirando o leite da vaca. Foi um momento agradável que tornou o aprendizado ainda mais significativo e cheio de encantos.

O Estudo de Campo ao sítio-escola “Recanto do Engenho” foi um momento significativo, no qual as crianças vivenciaram, na prática, o que aprenderam em sala de aula sobre as plantas e seu desenvolvimento. Também apreciaram várias espécies de animais e se deliciaram com um lanche maravilhoso, conforme relatou a professora Cibele Aparecida Pereira Bernardes, regente do 2º ano C.

Elisa Aguiar, professora do 2º ano F, enfatizou que, através dessa atividade, os alunos puderam vivenciar os conteúdos trabalhados em sala de aula de forma mais prazerosa, assim como interagir com o meio ambiente. Oportunizar momentos em que as crianças possam ter um contato maior com a natureza é, sem dúvida, encantador.

Já a docente Gilvana Matos, professora regente do 2º Ano B, destacou, da aula-passeio, os momentos significativos que possibilitaram às crianças fazerem uma relação dos conteúdos trabalhados em sala com a aula prática que tivemos por lá, como fazer enxertos, transportar mudas, cuidar das plantas. Foi, sem dúvida, um aprendizado muito enriquecedor; conhecemos a horta, plantas e muitos animais, em pleno contato com a natureza.