A expectativa era grande por parte dos alunos do 6º ano, que, naquele momento, nos bastidores do teatro, transformavam-se em homens das cavernas. A professora de Teatro, Carin Dell’ Antonio, pediu silêncio e concentração: uma tarefa difícil para os pequenos atores, que entrariam em cena em alguns minutos.

Esse evento contou com a participação de cerca de quarenta alunos, que ensaiaram durante meses. O projeto interdisciplinar fazia parte da união entre as disciplinas de História e Teatro. Além das professoras idealizadoras do projeto, Ana Carolina Krieger e Carin, a ideia teve a participação da professora de Artes, Leuzi Soares, que aproveitou a ocasião para matar a saudade dos alunos que estiveram com ela há um ano.

De acordo com as docentes, a experiência, além de importante por rever o aspecto histórico da humanidade, disponibilizou outra ferramenta aos alunos, pois trabalhou a expressão e a linguagem corporal de forma criativa e lúdica.

Roupas, cabelos, gestos, expressões e barulhos típicos daqueles que deram início à evolução humana foram abordados pela professora de Teatro, e a parte teórica ficou para a disciplina de História, que aproveitou vídeos, fotografias e pesquisas sobre o homem da pré-história.

Tanto a professora Carin quanto Ana Carolina e Leuzi se mostraram bastante realizadas com o trabalho e com a emoção, ao assistirem à apresentação dos alunos que se dedicaram como verdadeiros atores para a produção do espetáculo.

No final da apresentação, uma das alunas, em nome da turma, ofereceu o espetáculo aos pais presentes. As professoras também agradeceram às várias pessoas envolvidas na produção da peça, em especial à equipe da marcenaria do Colégio Catarinense e a alguns professores que liberaram parte de suas aulas para que os alunos pudessem ensaiar.