Os alunos das turmas do 7º ano do Colégio Catarinense realizaram ontem, quinta-feira, o encerramento do Projeto “Ecotrilha em foco”. Em sua segunda edição, o Projeto propõe a observação e a exploração do meio ambiente de uma forma inovadora e curiosa, por meio das quais os alunos se percebem como integrantes, dependentes, transformadores e cuidadores de um ambiente sustentável.

A partir de planejamento integrado por educadores, de aulas direcionadas à fauna e à flora local, de orientações de um fotógrafo especializado em paisagens naturais em trilhas, cada aluno foi auxiliado na criação de seu registro. Ao longo deste ano letivo, a equipe pedagógica do sétimo ano trouxe, por meio dos belíssimos registros fotográficos realizados pelos alunos, toda a exuberância “desse pedacinho de terra perdido no mar”, como já cantava o poeta Zininho, em que se tem o privilégio de viver.

Das 15 imagens expostas por cerca de 40 dias no átrio do prédio Santo Inácio e compartilhadas nas redes sociais do Colégio, 10 foram eleitas por 809 votantes, como as melhores fotografias dessa segunda edição e, finalmente, levadas a leilão. Com o valor arrecadado, os alunos decidiram que ele será integralmente doado à Casa do Migrante Scalabrini.

“Entendemos que o planejamento integrado, no desenvolvimento de propostas como essa, qualifica e intensifica ‘o sentir e saborear todas as coisas internamente’ (EE2), como propõe a educação inaciana”, destacou Pe. Eduardo, diretor-geral do Colégio Catarinense.

O uso de espaços não formais para aprendizagens promove situações interativas, bem como incentiva a troca de saberes e de releituras. O objetivo do Projeto “Ecotrilha em foco” é contribuir para a formação de uma geração consciente de seu papel como cidadã sensível a questões éticas, sociais, econômicas e ambientais de nosso tempo.