No período compreendido entre 13 e 30 de junho, três alunos que cursam a 2ª série do Colégio Catarinense estarão presentes no Curso de Formação de Liderança Inaciana em Bogotá, na Colômbia. O evento é promovido pela Federação Latino-Americana dos Colégios Jesuítas (FLACSI) e está na sua 25ª edição. João Pedro Flor Fernandes, Helena Carvalho Schmidt e André Augusto Manoel serão acompanhados pelo professor Anésio Schlickmann Kuelkamp, e esta será a primeira participação do Colégio no evento.

O curso irá trabalhar com os jovens o autoconhecimento, a liderança juvenil, o conhecimento da realidade latino-americana e o compromisso social. Essas características devem ser inspiradas na espiritualidade inaciana, que promove o encontro pessoal com Deus e a opção pelo Reino no seguimento de Jesus Cristo, reconhecendo o amor incondicional, pela experiência do perdão e da reconciliação. Espera-se que os jovens se enamorem pela vocação de servir e pela missão de transformar a realidade, como sujeitos de esperança e comprometidos com uma sociedade mais justa e fraterna.

Durante o encontro, os jovens viverão experiências de oração inaciana, exame diário de consciência e acompanhamento pessoal. Além das conferências sobre vida comunitária, realidade latino-americana, alternativas de transformação, ecologia e meio ambiente, os participantes serão enviados em missão para comunidades de contexto social humilde, proporcionando o conhecimento da realidade da Colômbia.

“Minha expectativa é de que, além do contato com outras culturas, formas de pensar e agir diferente, eles também possam ter uma experiência que os auxilie ao longo de suas vidas enquanto pessoas que podem lutar por um mundo mais solidário e fraterno. Que esta experiência os acompanhe ao longo da jornada de cada um.”, partilha a professora Cléia Bernardete Fritzke Abdalla, Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense.