Na última terça-feira (30), os alunos do Ensino Médio do Colégio Catarinense participaram, junto com outros estudantes de escolas públicas e particulares de Santa Catarina, da Simulação de Organizações Internacionais para estudantes do Ensino Médio (SIEM), no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

imagem 2

O objetivo é simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia e outras organizações. No evento, os estudantes exercem o papel de autoridades, representando chefes de Estado e diplomatas.

Neste ano, os alunos participantes fizeram simulações no âmbito de Organizações Internacionais diferentes: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, União Europeia e Conselho do Ártico.

Ao incentivar a participação dos alunos, o Colégio Catarinense busca estimular a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre a universidade e a escola. As boas práticas, como o consumo consciente, a responsabilidade socioambiental e a atuação seguindo os valores – a tolerância e a não discriminação de minorias –, foram incentivadas e apoiadas a todo momento nas discussões do SIEM.