O Colégio Catarinense oferece, aos seus alunos, através do Instituto Goethe, a possibilidade de cursar aulas de alemão. No início deste ano letivo, os estudantes acompanharam a exposição “Somos futebol” (Wir!Sind!Fußball!) e “Meu time dos sonhos” (Mein Dreamteam). A temática também está inserida em um concurso de fotografias com o Prêmio PASCH de Fotografia Jovem 2013/14.

O concurso é divido em dois temas: “Somos futebol” (Wir!Sind!Fußball!) e “Meu time dos sonhos” (Mein Dreamteam). O tema “Somos futebol” explora o time de futebol do estudante: amigos da escola, do recreio, do clube, da praia, enfim, aqueles com os quais nos encontramos para bater uma bola. O tema “Mein Dreamteam” já é mais amplo, inclui aquele time que nos acompanha todos os dias: amigos da escola, bichinhos de pelúcia, irmãos, pais, bichos de estimação… São aquelas pessoas/animais/coisas sem as quais não viveríamos nossa rotina.

Para cada tema, podem ser enviadas até seis imagens. Uma imagem pode ser uma colagem e pode conter mais de uma foto. É importante que as imagens sejam originais e mostrem o olhar do participante, portanto, serão aceitos todos os tipos de fotografia: retratos clássicos, montagens, colagens, fotos em preto e branco, fotografia digital ou analógica, contanto que sejam feitas e/ou trabalhadas pelos próprios concorrentes.

O primeiro lugar de cada categoria ganhará uma câmera fotográfica; o segundo e o terceiro lugar ganharão livros valiosos de fotografia. Mais informações poderão ser obtidas com a professora de alemão, Lourdes Claudete Schwade Sufredini.