Neste mês, as turmas da 2ª série do Ensino Médio, orientadas pelo Coordenador Prof. Afonso Luiz da Silva, pelo Orientador pedagógico Rodrigo dos Passos, pelas orientadoras educacionais Lucinéia e Fernanda e os professores da série, apresentaram mais uma vez o seminário sobre pluralidade cultural e construção da identidade cidadã.

O projeto busca, durante todo o ano letivo e através de visita aos municípios sorteados, fazer pesquisas bibliográficas, entrevistas com autoridades locais, população e outras fontes, como a internet. Além de fornecer aos alunos oportunidades de conhecer outros municípios do Estado, explorando a sua política pública, principalmente nos eixos da educação, saúde e meio ambiente, experiência que foi apresentada através de um trabalho (escrito dentro das normas oficiais da metodologia cientifica, a ABNT), o outro objetivo visado pelos professores é quanto à apresentação, realizada por cada turma, no Auditório do Colégio.

Segundo a Equipe de Coordenação do Ensino Médio, o ponto culminante deste projeto é desenvolver a capacidade dos alunos em se expressarem oralmente, uma vez que, ao sair do Colégio Catarinense, em busca da excelência acadêmica (o magis), preocupa-se, também – além de transmitir o conteúdo cognitivo – em prepará-los para o mundo, para aquilo que eles encontrarão além dos muros da escola.

Para o Coordenador Afonso Silva, a equipe pedagógica está de parabéns: “o seminário foi um sucesso e nos faz pensar que estamos no caminho certo em manter esse projeto na grade curricular do Ensino Médio”, disse.