Aconteceu, no dia 05 de setembro, no auditório da Unidade de Ensino I, o momento cívico em comemoração à Independência do Brasil. Os alunos do 5º ano, juntamente com os professores de Arte, Musicalização e Teatro, Leuzi Soares e Júlio Cesar Costa, apresentaram uma peça teatral para os alunos da Unidade I em momentos diferentes, respeitando a faixa-etária para o devido entendimento do contexto histórico.

A montagem utilizada apresentou uma linguagem poética, musical, gestual e cênica, com base no estudo anterior, de acordo com o conteúdo de História do 5º ano.

Considerada uma data muito importante para a História do Brasil no calendário escolar, os alunos do 5º ano conseguiram compartilhar, através de suas atuações, a representação do fato histórico ocorrido no Brasil Colonial.