Orientados pela professora Fátima Bueno Ruiz, os alunos dos nonos anos do turno matutino trocaram livros com os colegas durante as aulas de Língua Portuguesa no 2º trimestre deste ano. Nas datas combinadas, eles trouxeram livros e compartilharam informações a respeito das leituras realizadas.

Após refletirem sobre as leituras e as temáticas das obras lidas, os alunos desenvolveram a atividade proposta pela professora, que sugeriu a construção de um microconto, utilizando como suporte uma caixa vazia de fósforos. Foram dados vários exemplos de escritores que produzem esse tipo de narrativa, e então, cada um dos alunos foi desafiado a desenhar, ilustrar e decorar a caixa, de acordo com o tema de sua leitura, para, depois, colar dentro da caixa o microconto produzido. Foi uma atividade divertida e enriquecedora, uma vez que a curiosidade para ler o microconto e apreciar a temática das caixinhas dos colegas gerou maior aproximação entre eles e a leitura.

Todos os trimestres, os alunos são motivados a ler livros paradidáticos, indicados pela professora, como leituras complementares às interpretações dos textos trabalhados no livro didático.