Cinco alunos do Colégio Catarinense participaram do Concurso Arte e Cultura do Sistema de Ensino Poliedro, com o tema “Consumo Sustentável”, no segmento fotografia, e conquistaram boas colocações.

Victória Helena Brasil Ferrari (1ª série A) conquistou o 4º lugar, na categoria P&B, com a fotografia “Mar”; e Esther Layane Braga Parintins (1ª série I), o 5º lugar, com a fotografia “Plantação Sustentável”, também na categoria P&B. Na categoria Street, três alunos destacaram-se: Eduardo Erichsen de Andrade Rosinha (1ª série E) ficou em 6º lugar, com a foto “Surgimento da Vida”; Isabelly da Silveira Pacífico (1ª série I) , em 7º lugar; com a imagem “Arte de Reutilizar”; e Vinícius May Pereira (1ª série C), em 8º lugar, com “Transporte Sustentável”.

Este ano, o tema “Consumo Sustentável” orientou as produções artísticas dos concursos e teve como objetivo promover reflexões e discussões sobre o consumismo, sociedade de consumo e consumo sustentável, garantindo a oportunidade de trabalhar temas extremamente importantes e atuais por meio da arte.

Sabe-se que consumir é um ato humano, por excelência, por meio do qual o homem atende às suas necessidades orgânicas (de subsistência), culturais (educação e aperfeiçoamento) e estéticas. O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando indivíduos a consumirem da maneira alienada.

Além disso, em 2018, foi escolhido o décimo segundo objetivo das Nações Unidas para transformar o mundo: “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, que tem como meta para 2030 alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais”. A partir deste contexto, o Sistema de Ensino Poliedro convidou as escolas a participarem dos concursos de desenho, fotografia e obras literárias. No concurso, os participantes puderam compartilhar diferentes olhares sobre o mundo, e os alunos do Colégio Catarinense demonstraram criatividade e muita sensibilidade quanto à reflexão sobre o tema e o comportamento do ser humano.

CONFIRA AS FOTOS