Era uma tarde chuvosa, dessas que o guarda-chuva se torna uma peça essencial. Mesmo assim, 12 alunos do CC não pouparam esforços para ir à Escola Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de São José, com um único objetivo: ajudar o próximo.
Eles têm entre 13 e 15 anos e fazem parte de um dos projetos de formação do Colégio Catarinense. No dia chuvoso, quem coordenava o grupo era o Frater Luís Carlos, “o intuito é que eles façam a leitura da obra de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, para que, no final do ano, os alunos do 4º ano da Escola Nossa Senhora da Conceição apresentem uma peça de teatro.”
O alunos do CC, Gustavo e Mariana, coordenavam juntos três crianças. Ele começou brincando de “Forca”, mas ela colocou “ordem no coreto”, conquistando a turminha para a leitura do livro. Lucas, além desse trabalho voluntário, também ajuda um pequeno grupo, aos domingos, na própria comunidade.
A professora da turma, Simone Margarida Carvalho, que recebeu os 12 alunos do Colégio Catarinense, disse que esse é um dia muito esperado pelas crianças. “Eles adoram, ficam ansiosos pela chegada dos amigos. Tem uma aluna que se arruma especialmente para esse dia”, revela.
O tempo passou rápido. Eles leram, conversaram sobre o livro, brincaram e registraram o que vivenciaram em desenhos.  As alunas Mariana e Carolina receberam desenhos, feitos especialmente para elas, pelas crianças do projeto.

O Thor, aluno do CC que chegou timidamente na sala da escola, começou a folhear o livro ao lado das crianças e não levou muito tempo para abrir um sorriso durante a leitura. O tema naquele momento era sobre amizade. E isso, faz a gente questionar: Quem está ajudando quem?