O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. Por isso, é necessário que a escola adéque-se aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno de modo a favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais.

Além de todas as salas de aula climatizadas, uma das novidades deste ano para os alunos do Colégio Catarinense é o novo Laboratório de Informática, que ganhou design e computadores novos. As crianças já utilizavam o espaço, que ganhou uma reforma que com certeza trará um avanço para o ensino. Ao professor, cabe instrumentalizar-se para orientar o aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem foi o foco para que a reforma fosse realizada.

Com a nova disposição dos equipamentos, alunos e professores terão uma ampla visualização do espaço, o que facilitará a interação. “A ideia é que esse espaço, com o tempo, seja usado por várias disciplinas e passe a ser chamado Laboratório Multimídia”, comentou João Batista Rosa, professor de Informática. O uso da tecnologia na educação pode oferecer ao indivíduo muitas possibilidades, podendo fazer com que o estudo torne-se mais dinâmico, facilitando, assim, o uso de materiais e a comunicação entre alunos e professores.O Laboratório, montado pelo Colégio Catarinense para atender aos seus alunos, é um dos melhores, visto que nem mesmo grandes faculdades chegam a ter uma estrutura semelhante.