Iniciaram-se, na última quarta-feira (1º/04), os treinamentos para a XXXV Olimpíada Brasileira de Matemática e para a XVI Olimpíada Regional de Matemática, projeto que completa, em 2013, 16 anos no Colégio Catarinense.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país. Ela é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e estudantes universitários de graduação. O objetivo é descobrir talentos para a pesquisa em matemática e ciências afins, além de estimular o pensamento criativo dos jovens participantes.

Em 2012, mais de 200 mil alunos participaram das olimpíadas. Neste ano, as provas da 1ª e 2ª fase serão realizadas nas dependências do CC, nos dias 15 de junho e 21 de setembro. A terceira e última fase serão nos dias 26 e 27 de outubro, na UFSC, e a divulgação dos resultados acontece durante o mês de dezembro.

Como parte da premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2014. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática.

A cada ano, o Colégio marca sua presença com os alunos sendo homenageados nas premiações na UFSC. Os treinamentos para a olimpíada deste ano estão sob a responsabilidade do professor Alexsandro Schneider e ocorrem às quartas-feiras. Os alunos interessados em participar devem comparecer nos dias citados abaixo:

Dia Ensino Fundamental II
Local
03/04 – 17/04 – 1º/05

15/05 – 29/05

Alunos do Vespertino 11h04min às 12h30min Sala 404
Alunos do Matutino 13h40min às 15h06min Sala 316

Dia Ensino Médio
Local
10/04 – 24/04 – 08/05 22/05 – 05/06 Alunos do Vespertino 11h04min às 12h30min Sala 404
Alunos do Matutino 13h40min às 15h06min Sala 316

Em caso de dúvidas sobre as provas e treinamentos, falar com Alexsandro, no e-mail: schneider@colegiocatarinense.g12.br.